Escolas do Norte e Nordeste Receberão R$ 53 Milhões para Ampliar Internet
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério das Comunicações (MCom) lançaram a segunda seleção pública do programa Fust Escolas Conectadas, destinando R$ 53,3 milhões em recursos não reembolsáveis para levar internet de alta velocidade a 1.258 escolas públicas do Norte e do Nordeste.
A previsão é que cerca de 410 mil estudantes sejam beneficiados com conectividade para uso pedagógico. Essa iniciativa integra a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), que combina expansão de infraestrutura, contratação de serviços e monitoramento contínuo da qualidade.
As diretrizes do edital foram definidas por MCom, MEC e Casa Civil, e aprovadas pelo Conselho Gestor do Fust. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que “com esta segunda seleção de projetos, o BNDES segue expandindo o alcance do Fust nas regiões com os piores indicadores de conectividade”.
Detalhes do Edital
- O edital prevê a instalação de infraestrutura completa, incluindo redes internas e externas, cabeamento, switches, roteadores e wi-fi.
- Além disso, inclui o serviço de conexão por 24 meses e manutenção integral.
- As escolas selecionadas estão em áreas com presença de fibra óptica, mas ainda sem conectividade adequada para fins pedagógicos.
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, afirmou que “este segundo edital é mais um passo fundamental para atingirmos, até o final do próximo ano, a nossa meta de levar conectividade significativa para as salas de aulas de todas as escolas do país”.
O BNDES será responsável pela seleção das propostas e pelo acompanhamento das entregas. Três prestadoras de telecomunicações serão escolhidas para conectar as escolas, e uma quarta para monitorar a velocidade, qualidade e disponibilidade das conexões em tempo real, por meio de uma plataforma nacional.
Com essa iniciativa, o governo busca reduzir as desigualdades regionais e estimular tecnologias de conectividade voltadas ao desenvolvimento econômico e social, promovendo a inovação e a conectividade nas regiões mais carentes.
Este conteúdo pode conter links de compra.