Protestos “No Kings” Contra o Governo Trump: Preocupações com Vigilância
Os protestos em massa “No Kings” (Sem Reis) contra o governo do presidente Donald Trump, que aconteceram neste sábado, levantaram preocupações sobre a vigilância do governo federal. De acordo com defensores das liberdades civis, as pessoas que participaram do protesto podem ter sido alvo de vigilância com tecnologias como reconhecimento facial e invasão de telefones.
Os organizadores do “No Kings” esperavam 2.600 manifestações em todos os 50 estados dos EUA. No entanto, o nível de vigilância nos protestos e o tipo de tecnologia em uso provavelmente variaram de acordo com a localidade e as forças policiais presentes. Thorin Klosowski, ativista de segurança e privacidade da Electronic Frontier Foundation, destacou que a vigilância pode ter sido mais intensa em áreas como Washington, D.C., onde foram erguidas cercas ao redor do complexo da Casa Branca.
De acordo com Ryan Shapiro, diretor executivo do grupo de transparência governamental Property of the People, a vigilância policial de manifestações pacíficas já era comum em administrações anteriores, mas agora representa uma ameaça existencial à democracia americana. Shapiro destacou que a hostilidade aberta de Trump à dissidência apenas ressalta a necessidade de protestos em massa.
As agências federais, incluindo o ICE, têm implementado tecnologias de vigilância digital, como ferramentas de reconhecimento facial e hacking de telefones, além de simuladores de sites de celular. Além disso, o governo Trump implantou drones MQ-9 Predator sobre Los Angeles durante protestos contra o ICE no início do ano.
As autoridades do Departamento de Segurança Interna não responderam diretamente às perguntas sobre a possível vigilância dos manifestantes do “No Kings”. No entanto, um porta-voz do ICE destacou que a Primeira Emenda protege o discurso e a reunião pacífica, e que o DHS está tomando medidas razoáveis e constitucionais para defender o estado de direito e proteger os agentes.
As preocupações com a vigilância são uma questão importante, especialmente em um contexto em que a privacidade e a liberdade de expressão são fundamentais. É essencial que as autoridades respeitem os direitos dos cidadãos e não usem tecnologias de vigilância para reprimir a dissidência.
- Reconhecimento facial e invasão de telefones são algumas das tecnologias de vigilância que podem ter sido usadas nos protestos.
- A vigilância pode ter variado de acordo com a localidade e as forças policiais presentes.
- As agências federais têm implementado tecnologias de vigilância digital para monitorar os manifestantes.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link