Resumo da Situação da Eneva
A Eneva, uma empresa de energia, teve um dia de alívio após a fala do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sobre a possibilidade de correção nos preços-teto do Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) de 2026.
Os preços-teto divulgados anteriormente haviam causado uma reação negativa no mercado, com as ações da Eneva caindo quase 20% em um dia. No entanto, após a fala do ministro, as ações da empresa subiram 1,97%.
Contexto do Leilão
O Leilão de Reserva de Capacidade é um certame importante para o setor elétrico, pois visa contratar mais potência de usinas termelétricas e hidrelétricas para diminuir riscos ao suprimento de energia no país.
No entanto, os preços-teto divulgados anteriormente foram considerados muito baixos, o que poderia inviabilizar a contratação de novos projetos.
Fala do Ministro
O ministro Alexandre Silveira afirmou que os preços-teto estão sendo corrigidos para garantir uma remuneração justa para os investidores e uma modicidade tarifária para os consumidores.
Ele também destacou que a demanda para contratação nos leilões de capacidade deve ser “muito grande” e que o governo trabalhará para que a contratação seja de alta competitividade.
Análise do Mercado
Analistas consideram que os preços-teto atuais são muito baixos e que um valor entre R$180 e R$200 por megawatt-hora (MWh) seria necessário para contratar energia no certame.
Além disso, uma fonte ligada a uma geradora termelétrica afirmou que, nas condições atuais, sua empresa estaria fora da disputa e que o certame correria o risco de “dar vazio”.
- As ações da Eneva subiram 1,97% após a fala do ministro.
- Os preços-teto do Leilão de Reserva de Capacidade estão sendo corrigidos.
- A demanda para contratação nos leilões de capacidade deve ser “muito grande”.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link