Preparativos para Tempestade na Grande São Paulo
A Enel, empresa de distribuição de energia, reforçou suas equipes e ativou o plano de contingência devido ao alerta da Defesa Civil sobre a formação de um ciclone extratropical que deve afetar a Grande São Paulo. O alerta, válido por 72 horas, prevê ventos de até 90 km/h e chuvas fortes na região.
De acordo com boletins meteorológicos, as rajadas de vento devem variar entre 50 km/h e 90 km/h, acompanhadas de chuvas volumosas e descargas elétricas. Isso aumenta o risco de queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia. A Enel informou que equipes estão de prontidão em toda a área de concessão, que inclui 24 municípios da região metropolitana.
Medidas de Segurança e Preparativos
Em caso de necessidade, a empresa vai disponibilizar geradores para serviços essenciais, como hospitais. Além disso, a Enel reforçou os canais de atendimento, com o call center preparado para dobrar a capacidade se houver aumento na demanda.
Para o domingo, durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Enel posicionará equipes técnicas próximas aos locais de prova para garantir resposta rápida em caso de falhas na rede elétrica. O centro de operações da companhia também está preparado para realizar manobras por telecomando, permitindo o restabelecimento imediato de energia em pontos prioritários.
Orientações de Segurança para a População
A Enel reforçou medidas de segurança durante tempestades. As orientações para a população incluem:
- Não se aproxime de fios partidos;
- Evite objetos metálicos como portões, postes, grades e semáforos;
- Desligue os equipamentos da tomada e mantenha-os longe da água;
- Busque abrigo seguro, distante de árvores, postes e fiações elétricas;
- Durante ventos fortes, evite áreas arborizadas, devido ao risco de quedas de galhos e descargas atmosféricas.
Em caso de falta de energia, a Enel orienta que os clientes priorizem os canais digitais para agilizar o atendimento, como o site, aplicativo e WhatsApp.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link