bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 07:13
Temperatura: 5.8°C
Probabilidade de chuva: 0%

Estudo Revela que 66,5% dos Jovens Deixaram o Bolsa Família em 12 Anos

Um estudo recente do Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS) mostrou que, entre 2012 e 2024, 66,5% dos jovens que recebiam o Bolsa Família como dependentes conseguiram deixar o programa. Isso indica uma melhora na ascensão socioeconômica desses indivíduos.

Os resultados do estudo destacam a importância da transferência de renda para o alívio imediato da pobreza, mas também ressaltam a necessidade de políticas complementares em áreas como educação, saúde e geração de emprego para quebrar o ciclo da vulnerabilidade social.

Desafios e Perspectivas

De acordo com o presidente do IMDS, Paulo Tafner, o caminho para os beneficiários do programa deixarem a pobreza passa pelo ambiente macroeconômico do país, a escolaridade dos pais e a infraestrutura no nível municipal. “Educação de qualidade e saneamento no município têm sido, historicamente, associados à saída da armadilha da pobreza”, destacou.

Além disso, o estudo revelou que 7,6 milhões de jovens se desligaram completamente da rede de proteção social e deixaram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) até 2024, sugerindo trajetórias mais expressivas de ascensão socioeconômica.

Desigualdades Regionais e Perfil dos Beneficiários

O estudo identificou uma acentuada diferença regional nos padrões de desligamento do Bolsa Família e do CadÚnico. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste apresentaram taxas mais elevadas de saída do programa e do cadastro, enquanto os municípios do Nordeste e parte da Amazônia Legal registraram maior permanência no CadÚnico e no Bolsa Família.

Os resultados também mostraram que homens apresentaram chance superior ao de mulheres de desligamento do cadastro e jovens pretos e pardos tiveram maior probabilidade de permanecer na rede de proteção social.

  • 66,5% dos jovens deixaram o Bolsa Família em 12 anos
  • 7,6 milhões de jovens se desligaram completamente da rede de proteção social e deixaram o CadÚnico
  • Desigualdades regionais e perfil dos beneficiários influenciam a permanência ou saída do programa

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link