Ministro da Fazenda, Dario Durigan, Considera Viagem aos EUA para Discutir Tarifas
O ministro da Fazenda, Dario Durigan, expressou sua disposição em considerar uma viagem aos Estados Unidos para discutir a recomendação do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) de aplicar uma tarifa adicional de 25% sobre produtos brasileiros. Em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, Durigan destacou que não afasta a hipótese de ir pessoalmente aos EUA ou entrar em contato com o secretário do Tesouro, Scott Bessent.
Segundo o ministro, o presidente Lula também estaria disposto a fazer contato com o presidente dos EUA para evitar que essa medida seja implementada, considerada “muito injusta”. Durigan ressaltou que o aumento de tarifas ainda não está confirmado e que há um período para confirmar a decisão.
Além disso, o ministro Mauro Vieira das Relações Exteriores estará presente na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para discutir a questão com o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, responsável pela recomendação.
- A recomendação do USTR pode afetar significativamente as exportações brasileiras para os EUA.
- O governo brasileiro busca evitar a implementação dessas tarifas adicionais.
- A questão será discutida em reuniões internacionais, como a da OCDE.
Essas discussões são cruciais para o comércio exterior do Brasil e podem ter impactos significativos na economia do país. A busca por soluções diplomáticas e a manutenção de diálogos abertos com os EUA são essenciais para encontrar uma resolução que beneficie ambos os lados.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link