bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 00:34
Temperatura: 2.2°C
Probabilidade de chuva: 10%

Diversificação e Interação: O Método de Xongani para Crescer nas Redes

Com mais de 30 milhões de empreendedores no Brasil, apenas 10 milhões são mulheres. No entanto, no recorte de pequenas e médias empresas do varejo digital, as mulheres lideram 57% dos negócios. Uma dessas empreendedoras é Ana Paula Xongani, que começou sua trajetória em 2009 com uma loja online de acessórios ao lado de sua mãe.

Xongani explica que sua jornada começou com um foco específico, mas ao longo do tempo, ela expandiu seus temas para incluir questões sociais, como negritude, empoderamento feminino, educação e beleza. “Hoje, quando vou falar sobre outros assuntos, inevitavelmente as questões sociais de empreendedorismo são transversais”, afirma.

Construção de uma Comunidade

Xongani construiu uma base fiel de mais de 300 mil seguidores nas redes sociais, o que lhe permitiu contratos com grandes marcas. Ela também foi a primeira talento nativo digital a integrar o portfólio da VIU, área dedicada ao gerenciamento de talentos e projetos comerciais entre marcas e criadores de conteúdo, da TV Globo.

Para Xongani, a chave para se manter relevante é expandir e evoluir os temas retratados nas redes sociais sem deixar a interação de lado. Ela adicionou temas relacionados à casa, que partiram da observação atenta de seu público, majoritariamente feminino.

Interação e Entrega de Valor

Xongani destaca que a expansão de assuntos retratados por si só não irá aproximar o influenciador do público. “O influenciador precisa entregar além do vídeo. As pessoas querem saber qual produto você usou, onde comprou, qual livro que você leu para chegar nesse conhecimento e qual planilha você usou para organizar suas finanças”, explica.

Uma das inovações do seu conteúdo é a automação de respostas nas suas redes sociais. Se alguém quer saber qual planilha ela usou, basta escrever “planilha” que uma resposta será enviada. Isso é uma forma de seguir entregando um serviço.

Além disso, Xongani também destaca a importância de encontrar um equilíbrio na linguagem que funcione para os dois meios, TV e Internet. “Na internet, a forma de falar costuma ter uma entonação mais acelerada, para captar a atenção do público. Já na TV, se você falar nesse mesmo ritmo, pode acabar estourando o microfone”, afirma.

Com mais de 10 anos de vida digital, Xongani conta que se manter relevante por tanto tempo é um grande desafio. Ela aconselha quem busca seguir seus passos a expandir e evoluir os temas retratados nas redes sociais sem deixar a interação de lado.

Algumas dicas importantes incluem:

  • Expandir e evoluir os temas retratados nas redes sociais;
  • Entregar valor além do vídeo;
  • Encontrar um equilíbrio na linguagem que funcione para os dois meios, TV e Internet;
  • Pensar na construção do programa ou projeto, desde o início, em como ele vai funcionar tanto na internet quanto na TV.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link