Disposição de Trump em negociar é “gesto importante” na avaliação de especialistas
O presidente americano Donald Trump mencionou o encontro com o presidente Luís Inácio Lula da Silva em seu discurso na ONU, o que foi visto como uma sinalização de abertura importante para a negociação. Especialistas consideram essa disposição de Trump como um “gesto importante” para desbloquear problemas comerciais pendentes entre os dois países.
Segundo o diplomata Rubens Barbosa, que foi embaixador em Washington e Londres, a conversa entre os dois presidentes deve ser “civilizada” e pode levar a um acordo que favoreça produtos brasileiros, como o café. Barbosa também destacou que a conversa pode ser muito positiva para a indústria brasileira.
O professor de relações internacionais da Fundação Getúlio Vargas, Eduardo Mello, avalia que as declarações de Trump pegaram de surpresa a comitiva brasileira, mas considera que a estratégia de negociação de Trump é criar uma situação difícil e depois sentar na mesa para conseguir um acordo melhor. Mello também destacou que o Brasil tem uma vantagem em não depender da proteção americana e ter uma economia relativamente fechada.
Os especialistas consideram que a disposição de Trump em negociar é um passo importante para a resolução de problemas comerciais entre os dois países. Alguns dos pontos que podem ser discutidos incluem:
- A redução de tarifas impostas sobre produtos brasileiros
- O aumento do comércio bilateral entre os dois países
- A cooperação em áreas como a agricultura e a indústria
Em resumo, a disposição de Trump em negociar é vista como um gesto importante para a resolução de problemas comerciais entre os dois países. Os especialistas consideram que a conversa entre os dois presidentes deve ser civilizada e pode levar a um acordo que favoreça produtos brasileiros e a indústria brasileira.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link