Desastre de Chernobyl: 40 Anos de Legado de Alerta sobre Risco Nuclear
No dia 26 de abril de 2026, completam-se 40 anos do acidente de Chernobyl, considerado o maior desastre com energia nuclear da história. O acidente ocorreu na noite de 25 para 26 de abril de 1986, quando uma série de explosões arrancou a tampa da estrutura de contenção da usina localizada na Ucrânia, liberando uma grande quantidade de material radioativo na atmosfera.
Os especialistas internacionais calculam que a nuvem radioativa que atingiu posteriormente partes da União Soviética, incluindo regiões que hoje fazem parte dos territórios de Belarus, Ucrânia e Federação Russa, afetou quase 8,4 milhões de pessoas. A maior parte dessa população recebeu doses relativamente baixas de radiação em todo o corpo, não muito superiores às doses provenientes da radiação de fundo natural.
O Acidente e suas Consequências
O reator da Unidade 4 da usina de Chernobyl seria desligado para manutenção de rotina em 25 de abril de 1986. No entanto, um teste foi realizado para determinar se, em caso de perda de energia da usina, a turbina em desaceleração poderia fornecer energia elétrica suficiente para operar o equipamento de emergência e as bombas de circulação de água de resfriamento do núcleo.
Infelizmente, esse teste foi realizado sem uma troca adequada de informações e coordenação entre a equipe responsável pelo teste e o pessoal responsável pela operação e segurança do reator nuclear. Por volta de 01h23 do sábado, 26 de abril de 1986, duas explosões destruíram o núcleo da Unidade 4 e o telhado do prédio do reator.
As consequências do acidente foram graves. A nuvem de fumaça, produtos radioativos de fissão e detritos do núcleo e do edifício subiu até cerca de 1 km no ar. Os detritos mais pesados foram depositados próximos ao local, mas componentes mais leves, incluindo produtos de fissão e praticamente todo o estoque de gás nobre, foram levados pelo vento.
Legado de Alerta sobre Risco Nuclear
O acidente de Chernobyl completou 40 anos e seu legado é de alerta sobre o risco nuclear. A cidade de Pripyat, que foi evacuada em 27 de abril de 1986, continua sendo uma cidade fantasma. A Zona de Exclusão de Chernobyl, uma “zona morta” de 1.100 milhas quadradas centrada no reator, permanece fechada devido aos níveis de radiação perigosamente altos.
No entanto, a ausência de humanos tornou a Zona de Exclusão uma reserva natural de fato. Ironicamente, a atmosfera pós-apocalíptica da região tem atraído turistas, com o sombrio aniversário deste ano e o acidente de Fukushima em 2011, no Japão, despertando ainda mais interesse pelo local.
- O acidente de Chernobyl foi o maior desastre com energia nuclear da história.
- A nuvem radioativa afetou quase 8,4 milhões de pessoas.
- A cidade de Pripyat foi evacuada em 27 de abril de 1986 e continua sendo uma cidade fantasma.
- A Zona de Exclusão de Chernobyl é uma “zona morta” de 1.100 milhas quadradas centrada no reator.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link