Resumo da Pesquisa Datafolha sobre a Megaoperação no Rio
A pesquisa Datafolha realizada nos dias 30 e 31 de julho com 626 eleitores da capital fluminense e sua região metropolitana revelou que 57% dos moradores consideram a megaoperação policial no Rio um sucesso. A operação, que resultou em 121 mortos, 113 presos e 118 armas apreendidas, é considerada o maior baque na história do Comando Vermelho.
A percepção de sucesso varia entre os segmentos socioeconômicos, com o apoio masculino à operação sendo significativamente maior (68%) em comparação com o feminino (47%). A reprovação foi mais enfática entre a classe média com renda de 5 a 10 salários mínimos (49%) e entre os jovens de 16 a 24 anos (com 59% de condenação).
Opiniões sobre a Execução da Operação
Quando questionados sobre a execução da operação, 48% dos cariocas e fluminenses consultados a consideraram bem realizada, enquanto 21% apontaram falhas na execução e 24% a reprovaram integralmente. Sete por cento declararam não ter conhecimento suficiente para opinar.
A divergência mais proeminente em relação à média geral se deu entre a população preta, na qual 43% avaliaram a intervenção como mal executada. Além disso, 50% dos ouvidos acreditam que a maior parte dos mortos que não eram agentes de segurança era composta por criminosos.
Polarização Política e Conclusões
A polarização política também se manifestou, com 67% dos eleitores de Lula no Rio desaprovando a ideia de que a ação foi um sucesso, enquanto 83% dos eleitores do ex-presidente concordaram com essa avaliação. A pesquisa também revelou nuances na aprovação à “mão pesada” do estado, com 73% considerando que é impreciso afirmar que todos que perdem a vida em ações policiais são bandidos.
Em resumo, a pesquisa Datafolha mostra que a maioria dos moradores da capital fluminense e sua região metropolitana considera a megaoperação policial no Rio um sucesso, embora haja divergências significativas entre os segmentos socioeconômicos e a polarização política.
- 57% dos moradores consideram a megaoperação um sucesso
- 48% consideram a execução da operação bem realizada
- 50% acreditam que a maior parte dos mortos eram criminosos
- 73% consideram que é impreciso afirmar que todos que perdem a vida em ações policiais são bandidos
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link