Cúpula Trump-Putin Cancelada
A cúpula planejada entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi cancelada após a Rússia manter sua posição firme em relação às exigências sobre a Ucrânia. De acordo com o Financial Times, a decisão foi tomada após um telefonema tenso entre os principais diplomatas dos dois países.
A Rússia havia enviado um memorando a Washington enfatizando as mesmas exigências para abordar o que Putin chama de “causas fundamentais” de sua invasão, incluindo concessões territoriais, uma redução acentuada das Forças Armadas da Ucrânia e garantias de que ela nunca se juntará à aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Os Estados Unidos então cancelaram a cúpula após uma ligação entre o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, após a qual Rubio disse a Trump que Moscou não estava demonstrando disposição para negociar.
Exigências da Rússia
As exigências da Rússia incluem:
- Concessões territoriais da Ucrânia
- Redução acentuada das Forças Armadas da Ucrânia
- Garantias de que a Ucrânia nunca se juntará à Otan
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse que, embora a Ucrânia esteja pronta para negociações de paz, não retirará suas tropas do território adicional primeiro, conforme exigido por Moscou.
A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o cancelamento da cúpula. O Kremlin disse que comunicados do Ministério de Relações Exteriores da Rússia e do Departamento de Estado dos EUA devem ser levados em conta, não reportagens na imprensa.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link