Crédito para Túnel Santos-Guarujá: Disputa entre Lula e Tarcísio
O Banco do Brasil formalizou um empréstimo de R$ 2,6 bilhões para o governo de São Paulo custear o Túnel Santos-Guarujá. A operação de crédito vai viabilizar o início da obra, que é uma das maiores obras de infraestrutura atualmente e prometida há mais de 100 anos.
A disputa entre os governos de Lula e Tarcísio de Freitas (Republicanos) é evidente, com ambos buscando faturar politicamente com o túnel. O evento de formalização do financiamento contou com a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin e dos ministros da Fazenda e de Portos e Aeroportos, que exaltaram as ações do governo Lula em prol de estados e municípios.
Os principais pontos da disputa incluem:
- O governo federal afirma que o túnel só saiu do papel por causa do presidente Lula.
- O governo estadual, por outro lado, afirma que a iniciativa de tirar o túnel do papel foi da sua gestão.
- A parcela do governo federal está garantida pela Autoridade Portuária de Santos (APS), mas até o momento a União não aportou dinheiro na obra.
O vice-presidente Geraldo Alckmin destacou a importância da parceria entre os governos federal e estadual para a realização da obra. Ele também lembrou que o governo federal fará o seu aporte através do Porto de Santos e financia, através do Banco do Brasil, R$ 2,57 bilhões para o governo do estado.
O governador Tarcísio de Freitas explicou que o empréstimo com o Banco do Brasil é um “ganha-ganha” para o estado e para o banco, pois permite ao estado alongar o pagamento e usar o recurso em outras coisas. Ele também destacou que os bancos públicos precisam fazer carteira e emprestar dinheiro, o que dá um retorno financeiro para o banco.
A obra do Túnel Santos-Guarujá é uma das maiores obras de infraestrutura atualmente e prometida há mais de 100 anos. O túnel terá um aporte público de R$ 5,14 bilhões, que serão divididos igualmente entre os governos federal e estadual.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link