COP30 em Belém: Festa do Círio de Nazaré como Prova de Fogo para Logística
A cidade de Belém, no Pará, está vivendo dias fora do comum com a realização do Círio de Nazaré, uma festividade religiosa que atrai mais de 2 milhões de pessoas. Essa coincidência com a proximidade da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30) torna o evento uma prova de fogo para testar a logística da cidade.
De acordo com o governo do Pará, a experiência de Belém com o Círio de Nazaré contribui significativamente para o planejamento da infraestrutura e logística da COP-30. A cidade recebeu mais de R$ 4,5 bilhões em investimentos para melhorar sua infraestrutura urbana, incluindo novas vias, espaços de lazer, obras de macrodrenagem e portos.
Algumas das obras recém-inauguradas incluem o Porto Futuro II, a Nova Doca e o Complexo do Ver-o-Peso. Além disso, a rede hoteleira de Belém também está maior, com mais de 4 mil leitos adicionais, graças à inauguração de oito novos hotéis.
A segurança também é um ponto importante, com um plano de segurança integrado entre órgãos federais, estaduais e municipais. Durante o Círio, 12 mil agentes de segurança estão envolvidos, e a cidade está testando sua capacidade de lidar com grandes eventos.
Segundo o secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia, “o Círio de Nazaré é um evento de grandes proporções que já faz parte do calendário e da logística de Belém. Ele serve como teste para a COP30, especialmente em pontos como operação dos aeroportos e gestão do tráfego”.
Além disso, a cidade está se preparando para receber mais de 70 mil passageiros durante o Círio, com 461 voos comerciais programados para o período. A expectativa é que a experiência com o Círio de Nazaré ajude a aperfeiçoar os planos para a COP-30.
- Investimentos de mais de R$ 4,5 bilhões em infraestrutura urbana
- Mais de 4 mil leitos adicionais na rede hoteleira
- 12 mil agentes de segurança envolvidos durante o Círio
- 461 voos comerciais programados para o período do Círio
Com esses esforços, a cidade de Belém está se preparando para receber a COP-30 e mostrar sua capacidade de lidar com grandes eventos internacionais.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link