Consórcio Acquavias vence leilão de balsas em São Paulo
O consórcio Aquavias SP, liderado pela empresa maranhense Internacional Marítima Limitada, arrematou a concessão de 14 linhas de transporte aquaviário no estado de São Paulo. A vitória ocorreu após um leilão público, no qual o consórcio apresentou uma proposta de desconto de 12,60% na contraprestação pública, superando outros três concorrentes.
As linhas de transporte aquaviário que foram licitadas incluem três na Região Metropolitana de São Paulo, três no Vale do Paraíba e oito no litoral paulista, entre elas a balsa Santos-Guarujá. Esses serviços atendem, em média, 40 mil passageiros por dia, 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano.
Os investimentos previstos para a modernização dos terminais e substituição de embarcações, que passarão a ser elétricas, são de R$ 2,5 bilhões. O modelo de Parceria Público-Privada adotado prevê prazo contratual de 20 anos.
Rotas contempladas
- São Sebastião–Ilhabela
- Santos–Vicente de Carvalho
- Santos–Guarujá
- Bertioga–Guarujá
- Cananéia–Continente
- Cananéia–Ilha Comprida
- Cananéia–Ariri
- Iguape–Juréia
- Bororé–Grajaú
- Taquacetuba–Bororé
- João Basso–Taquacetuba
- Porto Paraitinga
- Porto Varginha
- Porto Natividade da Serra
A assinatura definitiva do contrato está prevista para o primeiro semestre de 2026. O grupo vencedor já opera duas linhas de transporte marítimo no Maranhão, além de embarcações de apoio portuário e rebocadores, e faz parte do grupo Cantanhede, conglomerado regional de empresas ligadas à construção civil.
O governador Tarcísio de Freitas destacou a importância do projeto e a dificuldade devido à ausência de experiências prévias de concessões de transporte marítimo de passageiros no estado. Ele também mencionou a licitação do novo Centro Administrativo do governo estadual, com valor previsto de R$ 5 bilhões, que ocorrerá em 15 dias.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link