Condomínio para “nacionalistas cristãos” cria disputa política nos Estados Unidos
O desenvolvimento de um loteamento nos montes Apalaches, no Tennessee, EUA, está no centro de uma disputa política. O empreendimento, liderado por Josh Abbotoy, dono da imobiliária Ridgerunner, prioriza princípios como “Fé, família e liberdade” e é definido como uma “comunidade baseada na afinidade” para quem compartilha ideais de direita.
No entanto, o projeto atraiu polêmica devido aos posicionamentos de seus primeiros clientes, o pastor Andrew Isker e o empresário C. Jay Engel, que se definem como “nacionalistas cristãos” e questionam conquistas como o sufrágio feminino e os direitos civis. Eles também defendem a deportação em massa de imigrantes, mesmo os legalizados.
Reações da comunidade
A presença do grupo gerou receio entre os moradores de Gainesboro, um pequeno município de 900 habitantes. Uma das moradoras, Nan Coons, relatou o medo da vizinhança, dizendo que “você não sabe quem são essas pessoas, nem do que elas são capazes”. Embora Abbotoy não se identifique com o nacionalismo cristão, ele considera as preocupações exageradas.
A comunidade está se mobilizando contra o projeto, com a criação de uma rede de resistência e protestos. A empresária Diana Mandli utilizou uma lousa na entrada de seu antigo estabelecimento para deixar um aviso claro: “Se você for uma pessoa ou grupo que promove a inferioridade ou a opressão dos outros, por favor, coma em outro lugar”.
Posicionamentos dos líderes
Isker e Engel produzem o podcast Contra Mundum, em que orientam o público a buscar o controle político de municípios menores. Eles também promovem o conceito de “americanos por legado”, que foca em anglo-protestantes com raízes seculares nos Estados Unidos.
Abbotoy, por outro lado, justifica que seus clientes buscam apenas comunidades com valores similares e descreve as polêmicas como debates sobre “grandes ideias e livros”. Ele espera os primeiros moradores em 2027 e alega que a resistência local é orquestrada por grupos liberais influentes.
- O projeto da Ridgerunner está no centro de uma disputa política nos Estados Unidos.
- A comunidade de Gainesboro está se mobilizando contra o projeto.
- Os líderes do grupo defendem conceitos como “nacionalismo cristão” e “americanos por legado”.
O cenário reflete uma disputa política mais ampla pelo interior dos Estados Unidos, com os republicanos ampliando sua dominância nas zonas rurais e o Partido Democrata anunciando investimentos para tentar reconectar-se com esse eleitorado.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link