Resumo do Desempenho do Dólar em 2025
O dólar comercial apresentou uma queda significativa em 2025, com uma redução de cerca de 14% em relação ao real até a quinta-feira, 18 de dezembro. No início do ano, em 2 de janeiro, o dólar fechou com queda, a R$ 6,16, enquanto no fechamento de 18 de dezembro, o dólar encerrou o dia estável, cotado a R$ 5,522 na compra e na venda.
A valorização da moeda brasileira pode ser atribuída a fatores domésticos, como o diferencial de juros, que tornou o Brasil um destino atraente para o capital estrangeiro. Além disso, a desvalorização global do dólar também contribuiu para o desempenho da moeda brasileira. O índice dólar (DXY), que acompanha o desempenho da moeda perante uma cesta de divisas globais, teve uma queda de quase 9% em 12 meses, alcançando 98,44 pontos em 18 de dezembro.
Fatores que Influenciaram o Desempenho do Dólar
- A desvalorização global do dólar, que foi influenciada por fatores como a atuação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a expectativa de desaceleração da economia americana.
- O diferencial de juros no Brasil, que tornou o país um destino atraente para o capital estrangeiro.
- A política comercial e fiscal dos Estados Unidos, que aumentou a volatilidade institucional e reduziu a demanda por ativos denominados em dólar.
No caso brasileiro, fatores locais, como o elevado diferencial de juros, amplificaram a queda do dólar. A taxa de juros real do Brasil é uma das mais altas do mundo, tornando o país um destino atraente para o capital estrangeiro. Além disso, a reta final do ano foi marcada por ganhos para o dólar, especialmente após o anúncio da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro, que desencadeou um desmonte de parte de posições de estrangeiros em ativos locais.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link