bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 20:35
Temperatura: 3.5°C
Probabilidade de chuva: 0%

Como a Superlógica criou um banco no software e virou líder do mercado condominial

A História de Sucesso da Superlógica

A Superlógica, uma empresa líder no mercado condominial, tem uma história de sucesso que começou com o seu cofundador e CEO, Carlos Cêra. A trajetória de Carlos começou longe do universo das fintechs e dos ERPs, mas foi durante sua época como estudante de computação na Unicamp que ele entrou no empreendedorismo, ajudando no buffet infantil da família.

Essa experiência foi fundamental para Carlos, que aprendeu a amar servir e resolver problemas. Foi também nesse ambiente que ele teve o primeiro contato com a sensação que marcaria sua carreira: a possibilidade de depender do seu esforço e alcançar um resultado grande.

O Início da Superlógica

A ideia da Superlógica surgiu durante um curso no Sebrae, onde Carlos conheceu Lincoln, um ex-executivo do Banco do Brasil que havia se tornado síndico. O problema era a gestão de condomínios, que parecia arcaica e travada. A solução, ainda embrionária, foi criar um software para resolver esse problema.

Carlos participou do programa Do Zero ao Topo e explicou a virada estratégica que integrou serviços bancários ao ERP e a construção de um modelo que reposicionou a empresa como uma potência do mercado condominial.

Desafios e Conquistas

O começo da Superlógica não foi fácil. Foram dois anos construindo o software e sem faturar, abrindo mão de trabalhar em grandes empresas. No entanto, a empresa passou a vender online, com custo de aquisição muito mais baixo, e apostou em autoatendimento para reduzir despesas das administradoras.

A grande virada veio em 2012, quando Carlos assistiu a uma palestra de um ex-colega de faculdade, Bloise, então empreendedor que mais tarde lideraria o iFood. A empresa percebeu que estava errando em pensar pequeno e começou a construir um time mais forte para discutir estratégia.

O Banco no Software

Dois anos depois, surgiu o objetivo que mudaria o jogo: criar um banco dentro do ERP. A tese era simples e ousada, mas a reação do mercado foi dura. No entanto, com a simplificação das regras para licenças financeiras pelo banco central, a empresa conseguiu encontrar alianças estratégicas e oferecer serviços bancários praticamente sem custo fixo.

O resultado foi decisivo, e a empresa descobriu o poder da distribuição, podendo distribuir qualquer produto para condomínios via administradoras, com custo de aquisição baixíssimo.

O Modelo Atual

Hoje, a Superlógica é uma plataforma que conecta software, serviços financeiros, crédito e agora hardware e IA. A empresa atende cerca de 130 mil condomínios, tem 1.100 funcionários e mira R$ 1 bilhão de receita com 30% de margem EBITDA nos próximos anos.

A empresa firmou parceria com a OpenAI para criar um grande case no mercado imobiliário brasileiro, e o próximo ciclo passa pela inteligência artificial.

  • A Superlógica é uma empresa líder no mercado condominial.
  • A empresa foi fundada por Carlos Cêra, que teve uma trajetória de sucesso desde sua época como estudante de computação.
  • A empresa conseguiu criar um banco dentro do ERP e oferecer serviços bancários praticamente sem custo fixo.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link