Comércio Popular do Rio Movimentado às Vésperas do Natal
O comércio popular no centro do Rio de Janeiro está movimentado às vésperas do Natal, com milhares de pessoas procurando por presentes para a família e amigos. A Sociedade de Amigos da Rua da Alfândega e Adjacências, conhecida como Saara, é um dos principais destinos para quem busca encontrar opções para todos os tipos de bolsos.
De jóias e chaveiros a moda praia e decoração, a variedade é o que atraiu muitos consumidores, como Heriton Lopes, de 58 anos, que buscou presentes para as filhas e netos. “Achei macacão, bermuda, camiseta, essas coisas”, disse ele, que escolheu a Saara para tentar fazer o dinheiro render.
- Heriton Lopes, de 58 anos, buscou presentes para as filhas e netos;
- Simone Reis Rodrigues, de 44 anos, e o filho Benjamin, de 11, procuravam por uma bola de futebol;
- Alice Lopes, de 3 anos, pediu bonecas da Elsa e Anna ao Papai Noel.
Outros consumidores, como Graziele Soares, de 22 anos, também encontraram opções interessantes, como calcinhas para si, seguindo uma tradição de família. Já o Papai Noel Eduardo Cintra, de 40 anos, passou o dia atraindo clientes e anunciando promoções em uma loja de cosméticos.
A inflação natalina, medida pela Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 0,1% em 2025, na comparação com o Natal de 2024. No entanto, a ceia do Natal de 2025 está mais barata, com diminuição dos preços do azeite, do arroz e da batata.
Segundo a FGV, o movimento reflete um consumo mais aquecido em 2025, em linha com o mercado de trabalho forte, o que pode ter influenciado na retomada mais acelerada de bens de consumo semiduráveis. Além disso, a economia brasileira ainda é impactada pelo câmbio, que permaneceu alto a maior parte do ano, e os custos logísticos, mantendo mais altos preços de itens importados.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link