bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 07:04
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Com montante de R$ 8,4 bi, Copasa tem 2ª maior privatização do setor de saneamento

Privatização da Copasa: 2ª Maior do Setor de Saneamento

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) concluiu seu processo de privatização, movimentando R$ 8,4 bilhões. Essa é a segunda maior privatização do setor de saneamento no Brasil, atrás apenas da Sabesp, que movimentou quase R$ 15 bilhões em 2024.

A Equatorial Energia se tornou o maior acionista individual da Copasa, adquirindo 30% da oferta por R$ 5,6 bilhões. O governo mineiro, que detinha 50% da Copasa, agora possui 5% e terá o poder de veto em decisões.

A ação foi vendida a R$ 49,03, e somente o lote base de 56,4 milhões de ações foi vendido, movimentando R$ 2,8 bilhões. Houve uma demanda de mais de R$ 70 bilhões em ordens para a fatia de R$ 1,9 bilhão que foi colocada à disposição de investidores institucionais.

Detalhes da Transação

  • O lote extra de ações, que poderia aumentar a operação em quase R$ 1 bilhão, não foi vendido.
  • A Equatorial se comprometeu com metas de universalizar o acesso a água e saneamento no Estado de Minas Gerais até 2033.
  • O BTG Pactual atuou como coordenador líder da transação, e os bancos UBS BB, Itaú BBA, Citi e Bank of America como coordenadores globais.

A forte demanda pelos papéis foi impulsionada pela perspectiva positiva de crescimento do setor de saneamento, mas também por uma oportunidade de ganho imediato, por conta do preço menor ofertado em relação aos negociados no mercado.

A Equatorial se comprometeu em não vender metade das ações que comprou da Copasa pelo prazo de 4 anos, ou seja, até junho de 2030.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link