Ciro Gomes Articula Chapa da Direita para Disputa com PT pelo Governo do Ceará
O ex-ministro Ciro Gomes, filiado ao PSDB, está articulando uma chapa unificada com os principais nomes de oposição ao governador Elmano de Freitas, do PT, para disputar as eleições no Ceará em outubro. O objetivo é estruturar uma candidatura majoritária que envolva nomes como o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio e o ex-deputado federal Capitão Wagner, ambos do União Brasil.
A chapa englobaria os políticos da direita que disputarão os cargos de governador, vice-governador, além das duas cadeiras do Senado Federal. Ciro já afirmou publicamente a intenção de disputar o Executivo estadual novamente, posição que ocupou entre 1991 e 1994.
Segundo Ciro, a chapa deve incluir nomes como Capitão Wagner e Roberto Cláudio para compor as chapas majoritárias. Ele destacou que o que interessa não é a “politicagem”, mas enfrentar a violência impune que tomou conta da política.
A aproximação de Ciro ao bolsonarismo marca a passagem atual dele no PSDB. Embora uma decisão final sobre as vagas que cada nome disputará ainda não tenha sido tomada, a articulação da chapa é vista como um movimento de mudança para juntar todo cearense de boa-fé.
Intenções de Voto
De acordo com uma pesquisa Ipsos-Ipec divulgada em dezembro, Ciro lidera a disputa pelo Executivo do Ceará com 44% das intenções de voto, seguido por Elmano, com 34%, e o senador Eduardo Girão, com 7%. Em um cenário de segundo turno entre Ciro e Elmano, o tucano aparece com 49% contra 39% do petista.
A pesquisa também mostrou que 10% dos entrevistados declaram voto branco ou nulo, enquanto 5% não souberam ou não responderam.
Alinhamento Bolsonarista
Com a presença de aliados bolsonaristas, Ciro se filiou ao PSDB em outubro, quando respondeu críticas sobre sua aproximação a nomes ligados ao ex-presidente. A aproximação do PDT ao PT foi citada pelo ex-governador como motivo de sua recente insatisfação dentro da sigla.
Outros nomes, como o ministro da Educação, Camilo Santana, ex-governador do Ceará, também estão sendo avaliados como possíveis candidatos ao Executivo estadual.
- Ciro Gomes lidera a disputa pelo Executivo do Ceará com 44% das intenções de voto.
- A chapa unificada da direita incluirá nomes como Capitão Wagner e Roberto Cláudio.
- A aproximação de Ciro ao bolsonarismo marca a passagem atual dele no PSDB.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link