bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 09:53
Temperatura: 5.6°C
Probabilidade de chuva: 0%

China Southern Power avança em negociações para controlar a Transelec no Chile

A China Southern Power Grid Co. está em negociações avançadas para adquirir uma participação majoritária na empresa chilena de transmissão de energia Transelec SA, disseram pessoas familiarizadas com o assunto, em um dos maiores negócios chineses no exterior deste ano.

O segundo maior operador de rede elétrica da China, que já detém quase 28% da Transelec, está considerando se unir ao gestor de ativos alternativos focado na América Latina, Patria Investments Ltd., e a um fundo soberano chinês para fazer uma oferta pelas participações detidas por três fundos de pensão canadenses, disseram as fontes, que preferiram não ser identificadas devido à confidencialidade das negociações.

O possível acordo, discutido há cerca de dois anos, pode ser avaliado em mais de 4 bilhões de dólares, disseram as fontes. As empresas podem chegar a um acordo nas próximas semanas, acrescentaram, ressaltando que as conversas continuam e nenhuma decisão final foi tomada.

As partes ainda precisarão obter aprovação dos reguladores chilenos para o negócio, o que pode ser desafiador, dado que a China já controla grande parte do mercado de distribuição de energia do país sul-americano, disseram as fontes.

Embora o escritório do procurador econômico do Chile tenha aprovado aquisições bilionárias de empresas chinesas, tem havido um aumento na fiscalização e no debate público sobre o controle estrangeiro de infraestrutura crítica e o equilíbrio entre abertura para investimentos e interesse nacional.

A Transelec é a maior empresa de transmissão de energia do Chile, operando linhas de alta tensão e conectando centros de geração a distribuidores para ajudar a integrar a crescente capacidade renovável na rede. Possui mais de 10.000 quilômetros (6.200 milhas) de linhas de energia pelo país.

Os fundos de pensão que detêm os aproximadamente 72% restantes da Transelec são o Canada Pension Plan Investment Board, a British Columbia Investment Management Corp. e o Public Sector Pension Investment Board.

A Bloomberg News informou em dezembro de 2023 que a China Southern Power estava considerando fazer uma oferta pelas participações. O CPPIB é o segundo maior acionista da Transelec, com 27,73%, enquanto BCI e PSP possuem 26% e 18,48%, respectivamente, segundo o último relatório anual da Transelec.

Representantes da Transelec e dos fundos de pensão canadenses recusaram-se a comentar, enquanto a China Southern Power, com sede em Guangzhou, e a Patria não responderam aos pedidos de comentário.

A China Southern Power comprou sua participação atual na Transelec da Brookfield por cerca de 1,3 bilhão de dólares em 2018. A empresa chinesa tem expandido sua presença na América Latina, incluindo uma aquisição de cerca de 3 bilhões de dólares dos ativos peruanos da Enel SpA.

Além da China Southern Power, a State Grid Corp. da China tem uma presença significativa no Chile, tendo adquirido empresas como Chilquinta Energia SA e Compania General de Electricidad SA (CGE) no início desta década.

© 2025 Bloomberg L.P.

infomoney.com.br/">InfoMoney.