bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 01:47
Temperatura: -17.3°C
Probabilidade de chuva: 0%

Chile: provável eleição de conservador pode esbarrar em resistência no Legislativo

Chile: O Desafio de Governar com um Legislativo Fragmentado

O resultado das eleições no Chile trouxe um cenário desafiador para o próximo presidente do país. Com a direita e a esquerda não conseguindo conquistar maioria no Legislativo, o futuro líder terá que lidar com um Congresso fragmentado e negociar acordos para avançar com projetos de lei.

O candidato presidencial conservador José Antonio Kast, favorito para vencer o segundo turno, terá que enfrentar obstáculos para implementar sua agenda pró-crescimento e de combate ao crime. A redução de impostos corporativos, por exemplo, pode enfrentar impasse no Senado, onde a direita não conquistou maioria.

A crescente fragmentação no Congresso chileno tem dificultado a governabilidade. O atual presidente Gabriel Boric não conseguiu aprovar reformas importantes, e Kast pode enfrentar desafios semelhantes. No entanto, a redução da burocracia no licenciamento ambiental, outro ponto da agenda de Kast, pode ter mais facilidade de aprovação no Congresso.

Desafios e Oportunidades

Os mercados reagiram positivamente à expectativa de que Kast assumirá como próximo líder da nação sul-americana em março. O peso chileno subiu até 1,8%, e o índice de ações IPSA avançou 2,8%. No entanto, a flexibilização do licenciamento ambiental e a redução de impostos corporativos podem ser pontos de negociação com os opositores de esquerda.

Aqui estão alguns dos principais desafios e oportunidades para o próximo presidente do Chile:

  • Implementar a agenda pró-crescimento e de combate ao crime sem maioria no Legislativo;
  • Negociar acordos com os opositores de esquerda para aprovar projetos de lei;
  • Reducir a burocracia no licenciamento ambiental para estimular investimentos;
  • Flexibilizar o licenciamento ambiental para beneficiar o setor de mineração, chave para a economia chilena.

Em resumo, o próximo presidente do Chile terá que lidar com um Legislativo fragmentado e negociar acordos para implementar sua agenda. A redução da burocracia no licenciamento ambiental e a flexibilização do licenciamento podem ser pontos de negociação com os opositores de esquerda.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link