Chefe do Banco do Japão Promete Continuar Elevando Taxa de Juros
O presidente do Banco do Japão, Kazuo Ueda, anunciou que o banco central continuará a aumentar a taxa de juros se a evolução econômica e dos preços estiver de acordo com suas previsões. Essa decisão visa apoiar a recuperação moderada da economia do Japão, que sustentou um crescimento apesar do impacto das tarifas dos Estados Unidos sobre os lucros das empresas.
De acordo com Ueda, é provável que os salários e os preços aumentem juntos de forma moderada, o que ajudará a economia a alcançar um crescimento sustentado. O ajuste do grau de suporte monetário também será fundamental para alcançar esse objetivo.
No mês passado, o Banco do Japão elevou sua taxa de juros de 0,5% para 0,75%, o maior valor em 30 anos. Essa medida é um passo histórico para encerrar décadas de grande apoio monetário e custos de empréstimos próximos de zero.
Apesar dessa medida, os custos reais de empréstimos do Japão continuam profundamente negativos, com a inflação ao consumidor excedendo a meta de 2% do banco central por quase quatro anos. Isso indica que o banco central ainda tem trabalho a fazer para controlar a inflação e alcançar um crescimento sustentado.
- A taxa de juros do Banco do Japão foi elevada para 0,75% no mês passado.
- A inflação ao consumidor excedeu a meta de 2% do banco central por quase quatro anos.
- O banco central continuará a aumentar a taxa de juros se a evolução econômica e dos preços estiver de acordo com suas previsões.
O presidente do Banco do Japão, Kazuo Ueda, está confiante de que as medidas tomadas pelo banco central ajudarão a economia a alcançar um crescimento sustentado. Com a continuação do aumento da taxa de juros, o banco central busca controlar a inflação e apoiar a recuperação econômica do Japão.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link