bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 00:11
Temperatura: -0.5°C
Probabilidade de chuva: 1%

Casa Branca Adota Tom Otimista sobre Acordo com a Ucrânia

A Casa Branca expressou otimismo em relação aos esforços para negociar um acordo de paz entre a Ucrânia e a Rússia, apesar de alertar que negociações adicionais seriam necessárias para resolver pontos pendentes. Isso ocorre após relatos anteriores sugerirem que um acordo estava próximo.

As partes concordaram com a estrutura geral de um acordo, mas questões espinhosas, como território e garantias de segurança, ainda precisam ser negociadas. Esses pontos provavelmente precisarão ser resolvidos em nível presidencial, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto.

Progresso nas Negociações

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que acredita que “estamos muito perto de um acordo”, embora tenha admitido que “não é fácil”. Autoridades ucranianas sinalizaram o desejo de um convite para se reunir com Trump, mas nenhuma reunião foi agendada até o momento.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que existem detalhes delicados que precisam ser resolvidos e exigirão mais conversas entre a Ucrânia, a Rússia e os EUA. O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy também refutou sugestões de que Kyiv teria aprovado um possível acordo para encerrar a invasão em larga escala da Rússia.

Reações do Mercado

Os mercados reagiram à notícia, com os futuros do petróleo Brent caindo acentuadamente e as moedas dos mercados emergentes atingindo uma máxima na sessão. As ações do Kyivstar Group subiram 6,3% no pré-mercado.

Delegações dos EUA e da Rússia estão se reunindo em Abu Dhabi para discutir o plano de paz, que foi reduzido para uma nova lista de 19 propostas em Genebra. No entanto, quaisquer discussões envolvendo questões territoriais teriam que ser tratadas em uma reunião entre os presidentes da Ucrânia e dos EUA.

  • As partes concordaram com a estrutura geral de um acordo.
  • Questões espinhosas, como território e garantias de segurança, ainda precisam ser negociadas.
  • Os mercados reagiram à notícia, com os futuros do petróleo Brent caindo acentuadamente.

Em resumo, a Casa Branca adotou um tom otimista sobre o acordo com a Ucrânia, mas alertou que negociações adicionais seriam necessárias para resolver pontos pendentes. O progresso nas negociações é visto como um passo positivo, mas ainda há desafios a serem superados.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link