bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 17:59
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Calendário econômico da semana: Trabalho no Brasil e juros nos EUA são destaque

Calendário Econômico da Semana: Trabalho no Brasil e Juros nos EUA São Destaque

A semana que se inicia será marcada por importantes divulgações econômicas tanto no Brasil quanto nos EUA, apesar de ser uma semana mais curta devido ao feriado do Ano-Novo Chinês, que tradicionalmente reduz a liquidez nos mercados asiáticos e pode afetar o ritmo de negócios e divulgação de dados na China.

No Brasil, a agenda econômica ganha força a partir de quarta-feira, com a divulgação do Relatório Focus pelo Banco Central, que serve como termômetro das expectativas para inflação, juros e crescimento. Na quinta-feira, serão divulgados índices de inflação, como o IPC da FIPE, o IPC-S e a segunda prévia do IGP-M da FGV, além do IBC-Br de dezembro, que é considerado uma prévia do PIB, e o fluxo cambial semanal.

Já nos EUA, a terça-feira traz o Índice Empire Manufacturing de fevereiro e as vendas no varejo de janeiro, ajudando a calibrar as projeções sobre a força da atividade no início do ano. A ata da última reunião do FOMC, na quarta-feira, pode trazer sinais adicionais sobre o ritmo de cortes de juros pelo Federal Reserve.

A sexta-feira será o ponto alto da semana, com a divulgação de dados de gastos e renda pessoal, o deflator do PCE — indicador de inflação preferido do Federal Reserve —, o PIB do quarto trimestre, e o índice de confiança da Universidade de Michigan. Esses indicadores devem influenciar de forma decisiva as apostas do mercado para os próximos passos da política monetária americana.

Alguns dos principais indicadores da semana incluem:

  • Produção industrial da Área do Euro e PIB do quarto trimestre da Colômbia, na segunda-feira.
  • Índice Empire Manufacturing de fevereiro e vendas no varejo de janeiro nos EUA, na terça-feira.
  • Relatório Focus do Banco Central do Brasil, produção industrial de janeiro nos EUA, e ata da última reunião do FOMC, na quarta-feira.
  • Índices de inflação no Brasil, índice de atividade do Fed da Filadélfia, pedidos semanais de auxílio-desemprego, e balança comercial de dezembro nos EUA, na quinta-feira.
  • Pnad Contínua do quarto trimestre no Brasil, índices PMI composto na Alemanha e na Área do Euro, gastos pessoais, rendimento pessoal, deflator do PCE, PIB do quarto trimestre, e índice de confiança da Universidade de Michigan nos EUA, na sexta-feira.

Com eventos relevantes nas principais economias e menor liquidez asiática devido ao Ano-Novo Chinês, a semana tende a ser marcada por ajustes nas expectativas para crescimento global, inflação e juros.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link