Auditoria no BRB: Apuração de Fraudes na Operação Compliance Zero
O Conselho de Administração do Banco de Brasília (BRB) anunciou a contratação de uma auditoria externa especializada para investigar as denúncias de fraude apresentadas pela Operação Compliance Zero. Essa operação, deflagrada pela Polícia Federal (PF), visa apurar a emissão de títulos de créditos falsos por instituições financeiras, com o Banco Master como principal alvo.
A Operação Compliance Zero investiga a simulação de empréstimos e outros valores a receber, em meio a negociações de carteiras de crédito com outros bancos, incluindo o BRB. O objetivo da auditoria é apurar os fatos mencionados na operação, notadamente os relacionados às operações de aquisição de carteiras de crédito junto ao Banco Master.
Investigação e Ações
Além de apurar os fatos, o BRB também vai averiguar os procedimentos internos adotados para aprovação desses negócios e possíveis falhas de governança ou de controles internos. O banco reafirmou seu compromisso com as melhores práticas de governança, transparência e prestação de informações ao mercado.
Entre os investigados da operação estão o dono do Banco Master, Daniel Vacaro, o então presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, e o diretor de Finanças e Controladoria do banco, Dario Oswaldo Garcia Júnior. Ambos foram afastados dos cargos que ocupam no banco.
- Dono do Banco Master, Daniel Vacaro, detido ao tentar deixar o país.
- Presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, e diretor de Finanças, Dario Oswaldo Garcia Júnior, afastados dos cargos.
A auditoria externa especializada é uma medida importante para garantir a transparência e a integridade do BRB. O Conselho de Administração seguirá acompanhando de forma contínua os desdobramentos dos fatos, mantendo seus acionistas e o mercado devidamente informados.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link