bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 14:48
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Brasileira vence processo por discriminação racial na Inglaterra

Uma brasileira que trabalhava como garçonete na Inglaterra ganhou um processo por discriminação racial após sofrer assédio por causa de seu sotaque. Ana Beatriz Machado, de 30 anos, natural de Sorocaba (SP), foi assediada por seus colegas de trabalho no Coyote Ugly Liverpool.

De acordo com informações obtidas pelo Telegraph, Ana trabalhava como garçonete e uma colega disse que “não gostava da sua voz” e que os clientes “não a entendiam”. Além disso, ela foi demitida ao ser acusada de roubar dinheiro do local para enviar à família no Brasil.

Detalhes do caso

O caso aconteceu em dezembro de 2021, quando uma outra garçonete disse que a brasileira era “estranha” e “tinha dificuldade para se comunicar”. Ana ainda protocolou um outro processo contestando sua demissão, em dezembro de 2022, acusada de desviar dinheiro do bar.

Sua então gerente acusou a brasileira de roubar certos valores para enviá-los a sua família no Brasil, além de não cobrar bebidas de clientes para receber pagamentos em dinheiro sem registrar no caixa.

Decisão do tribunal

Um tribunal trabalhista concluiu que Ana foi vítima de assédio racial e deve receber indenização com valor ainda não estabelecido. A juíza responsável pelo processo definiu que a gerente assistente foi influenciada pela nacionalidade ao demitir Ana e suas colegas criaram um ambiente ofensivo e com intenção de humilhar a estrangeira, o que configura como assédio racial.

Em entrevista ao Telegraph, Ana Beatriz disse que o caso gerou ansiedade e depressão, fazendo com que ela parasse de comer e dormir, e que precisou recorrer a bancos de alimentos para alimentar sua filha de cinco anos. Agora, ela trabalha em um bar da rede Hooters.

  • A brasileira é mãe solo e tem o direito de ficar na Grã-Bretanha devido à cidadania britânica da filha.
  • O caso é um exemplo de como a discriminação racial pode afetar a vida das pessoas em diferentes partes do mundo.
  • A decisão do tribunal é um passo importante para combater a discriminação racial e proteger os direitos dos trabalhadores imigrantes.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link