bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 23:17
Temperatura: -2.2°C
Probabilidade de chuva: 3%

Intoxicação por Metanol: Brasil Registra 195 Casos Notificados

O Ministério da Saúde informou que o número de notificações de intoxicação por metanol após a ingestão de bebidas alcoólicas aumentou para 195. Esses casos incluem 14 confirmações e 181 em investigação, com 13 mortes registradas até o momento.

Os números foram divulgados pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (Cievs) e englobam até as 16h do dia 4 de outubro. O Estado de São Paulo lidera a estatística, com 162 casos, sendo 14 confirmados e 148 em investigação.

Três estados brasileiros registraram seus primeiros casos: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Piauí. Além disso, a Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou a segunda morte por intoxicação com metanol no estado, e a Secretaria de Saúde da Paraíba também confirmou uma morte suspeita.

O metanol é uma substância imprópria para consumo humano, utilizada na produção de combustíveis, e estaria sendo usada na falsificação de bebidas alcoólicas. Ele tem um gosto levemente adocicado e alcoólico, semelhante ao etanol, e não tem odor forte característico.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recomendou que a população evite bebidas alcoólicas nos próximos dias, especialmente aquelas em garrafas de destilados fechadas com roscas. Ele também destacou que não foram identificados casos de adulteração em bebidas alcoólicas vendidas em latas ou em garrafas com tampas metálicas.

  • 195 casos notificados de intoxicação por metanol
  • 14 casos confirmados e 181 em investigação
  • 13 mortes registradas até o momento
  • São Paulo lidera a estatística, com 162 casos
  • Três estados registraram seus primeiros casos: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Piauí

É fundamental que a população esteja atenta e siga as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a ingestão de bebidas adulteradas com metanol.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link