bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 03:11
Temperatura: 9.8°C
Probabilidade de chuva: 0%

Brasil só sobe para ‘BB+’ com ajuste fiscal crível, alerta Fitch Ratings

Ajuste Fiscal Crível: Requisito para Melhoria da Nota de Crédito do Brasil

A Fitch Ratings reafirmou que uma melhora na nota de crédito do Brasil depende de um plano fiscal crível no médio prazo. Atualmente, o País tem rating ‘BB’, com perspectiva estável, ou seja, a dois passos do grau de investimento.

A principal vulnerabilidade do Brasil é sua posição fiscal fraca, segundo a classificadora. Para alcançar o rating ‘BB+’, o Brasil precisará apresentar um plano de consolidação fiscal que seja substancial, credível e suficiente para fortalecer a confiança na estabilização da dívida a médio prazo.

Algumas das principais razões pelas quais o ajuste fiscal é necessário incluem:

  • A necessidade de reduzir o déficit primário do País;
  • A importância de controlar os gastos públicos;
  • A necessidade de aumentar a confiança dos investidores;

A Fitch Ratings explica que apresentar um ajuste fiscal completo não é uma condição prévia para uma elevação do rating do Brasil. No entanto, é necessário um progresso significativo inicial e confiança em uma melhoria adicional nas contas públicas brasileiras.

A classificadora também destaca que a manutenção dos juros elevados por um longo período no Brasil continuará a pesar na demanda doméstica. No entanto, a melhora no déficit primário do País neste ano e operações de empréstimo vão aliviar a desaceleração da demanda doméstica.

Além disso, o mercado de trabalho do Brasil continua “aquecido” e apoia o consumo no Brasil, avalia a Fitch Ratings.

A América Latina também está com perspectiva estável, sugerindo estabilidade ampla do portfólio da região. Somente cinco economias detêm grau de investimento, sendo que o México é o país com a classificação mais baixa e perspectiva estável.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link