bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 19:38
Temperatura: -2.8°C
Probabilidade de chuva: 3%

BofA mantém call de corte de juro em janeiro: ‘Copom não precisa afrouxar linguagem’

Decisão do Copom e Projeções para a Selic

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter os juros em 15% e não sinalizou um possível afrouxamento para a próxima reunião. No entanto, isso não impede a autoridade de fazer cortes em janeiro caso o cenário econômico mude, segundo David Beker, chefe de economia para Brasil e estratégia para América Latina do Bank of America (BofA).

O comunicado do Copom reafirmou a necessidade de “cautela” diante de um cenário de “elevada incerteza”. Beker avaliou o cenário econômico atual e citou as projeções para a Selic em 2026. Ele afirmou que o BofA mantém a projeção de corte na Selic em janeiro, apesar da incerteza que se impôs um pouco mais a partir do texto do comunicado.

Expectativas e Projeções

A expectativa do BofA é que o Copom inicie os cortes em janeiro, em 0,50 bps, e termine o ano em 11,25% – patamar abaixo da mediana do mercado, que está em 12% – mas, ainda assim, acima do juro neutro. Beker disse que as condições econômicas agregadas apoiam o corte e que a taxa Selic, atualmente em 15%, permanecerá acima da neutralidade mesmo após a redução.

Ele também destacou que o Copom pode reconhecer que o cenário melhorou e que suas ações surtiram efeito, e então proceder com o corte em janeiro. No entanto, a falta de suavização da linguagem aumenta a incerteza sobre a possibilidade de uma redução no início do ano.

Troca de Diretores e Condução da Política Monetária

A troca de diretoria no Banco Central, com o mandato de dois diretores terminando em 31 de dezembro, não deve interferir na condução da política monetária, segundo Beker. Ele afirma que os novos diretores devem ser nomes técnicos, que não vão interferir na condução da política monetária.

Para Beker, o que deve pesar é “a consistência entre as políticas fiscal, creditícia e monetária”, pontos cruciais para cortar e manter o juro mais baixo. Ele também destacou que a credibilidade da autoridade monetária não deve ser afetada pela troca de diretoria.

  • O Copom decidiu manter os juros em 15% e não sinalizou um possível afrouxamento para a próxima reunião.
  • O BofA mantém a projeção de corte na Selic em janeiro, apesar da incerteza.
  • A expectativa do BofA é que o Copom inicie os cortes em janeiro e termine o ano em 11,25%.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link