bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 01:43
Temperatura: -5.8°C
Probabilidade de chuva: 4%

Investimento em Biopower: Um Passo para a Transição Energética Nacional

A Biopower, empresa da JBS, acaba de anunciar um investimento de R$ 140 milhões em modernização e inovação tecnológica de suas três usinas. Esse aporte é o mais significativo desde a construção da unidade de Mafra, em 2021, e prepara a empresa para um novo ciclo de crescimento e reforça seu papel estratégico na transição energética nacional.

Os investimentos incluem a implementação da tecnologia de esterificação enzimática, um moderno processo que substitui catalisadores químicos por enzimas de alta eficiência. Essa abordagem mais limpa e precisa permitirá um ganho de produtividade, maior flexibilidade no uso de matérias-primas diversas e a conversão de subprodutos em mais biodiesel.

Objetivos e Projeções

Com a inovação, a Biopower projeta sua produção em um volume recorde de cerca de 650 milhões de litros em 2025. O projeto começa a ser implementado neste ano e tem conclusão prevista para meados de 2026. Além disso, a empresa já produziu mais de 4 bilhões de litros de biodiesel em 18 anos de atuação, evitando a emissão de cerca de 9 milhões de toneladas de CO2.

O diretor da Biopower, Alexandre Pereira, destacou que a empresa investe para aprimorar ainda mais um produto que já tem reconhecimento de excelência no mercado e para que a empresa se mantenha na vanguarda de um setor em plena expansão. “Essa modernização nos dará mais eficiência e elasticidade produtiva, garantindo nossa competitividade para atender a uma demanda por biodiesel que, certamente, continuará crescendo”, acrescentou.

Avanços em Novas Frentes

A Biopower também avança em novas frentes que contribuem para a descarbonização do transporte marítimo. A definição de metas globais da Organização Marítima Internacional (IMO) abre espaço para combustíveis sustentáveis, e a empresa informou estar preparada para atender essa demanda. O biodiesel se apresenta como uma alternativa viável e imediata ao diesel naval tradicional, podendo ser utilizado sem a necessidade de adaptação nas embarcações e com o mesmo desempenho e custo competitivo em relação a outras tecnologias.

  • Investimento de R$ 140 milhões em modernização e inovação tecnológica
  • Implementação da tecnologia de esterificação enzimática
  • Projeção de produção de 650 milhões de litros de biodiesel em 2025
  • Contribuição para a descarbonização do transporte marítimo

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link