bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 11:59
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Portabilidade de Crédito no Open Finance: Uma Nova Era para os Consumidores

O Banco Central (BC) acaba de anunciar a inclusão do serviço de portabilidade de operações de crédito no open finance, um sistema financeiro aberto que permite o compartilhamento de dados financeiros entre instituições. Essa novidade estará disponível ao público em geral a partir de fevereiro de 2026, começando pela modalidade de crédito pessoal.

Atualmente, os consumidores podem pedir a portabilidade de empréstimos, mas o processo é considerado burocrático e pouco eficaz. Com o open finance, o prazo máximo para conclusão das operações passará de cinco para três dias úteis, reduzindo assimetrias de informação e barreiras operacionais. Além disso, o processo será totalmente digital, realizado pelos aplicativos das instituições financeiras, o que deve reduzir erros e custos.

Benefícios do Open Finance

O open finance permite que clientes autorizem o compartilhamento de seus dados financeiros entre diferentes instituições, aumentando a competição no mercado e facilitando o acesso a produtos financeiros mais vantajosos. Com essa nova portabilidade digital, os consumidores poderão transferir empréstimos de uma instituição financeira para outra de forma mais rápida e digital, em busca de juros mais baixos ou prestações menores.

  • Aumento da competição no mercado
  • Facilitação do acesso a produtos financeiros mais vantajosos
  • Redução de erros e custos
  • Melhoria da experiência do usuário

O diretor de Regulação do BC, Gilneu Vivan, afirma que a proposta aproveita a infraestrutura do open finance para ampliar a concorrência no crédito e melhorar a experiência do cliente. A implementação gradual da portabilidade de crédito no open finance deve ampliar o alcance do sistema e aprofundar a integração entre instituições financeiras.

Com essa nova portabilidade digital, os consumidores terão mais opções e poderão tomar decisões mais informadas sobre seus empréstimos. Além disso, as instituições financeiras terão que se adaptar a essa nova realidade, oferecendo produtos e serviços mais competitivos e personalizados.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link