Aumento de Consumo e Pouca Chuva: São Paulo Registra Recorde de Captação de Água em 2025
A Sabesp registrou um recorde de captação de água em 2025, com uma média anual de 71 mil litros por segundo captados nas represas que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo. Esse número representa um aumento de 3% em relação a 2024, de acordo com dados da agência estatal SP Água.
O aumento foi causado pelo crescimento do consumo da população e pela baixa quantidade de chuvas no ano. Atualmente, o Sistema Integrado Metropolitano, que reúne reservatórios como o Alto Tietê e o Cantareira, está com apenas 26,2% da capacidade máxima de volume, o pior índice desde a crise hídrica de 2014.
A Sabesp também destaca que o número de imóveis conectados ao sistema da empresa cresceu, com 616 mil novos domicílios passando a receber água potável de julho de 2024 a outubro de 2025. Isso intensificou a pressão sobre os sistemas de abastecimento, exigindo a adoção de reforços operacionais em larga escala para garantir o atendimento à demanda.
Medidas para Reduzir o Consumo de Água
Para reduzir o consumo de água, a população pode adotar algumas medidas, como:
- Tomar banhos mais rápidos, que podem economizar até 9 mil litros por mês;
- Evitar desperdícios e o uso para fins não essenciais, como encher piscinas ou lavar calçadas e carros;
- Priorizar o uso da água para alimentação e higiene pessoal;
- Mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa a louça da cozinha e abra apenas no momento de fazer o enxágue;
- Juntar o máximo de roupa suja antes de ligar a máquina de lavar roupas, pois a água descartada no final da lavagem pode ser usada em outras atividades.
Além disso, a conta de água e esgoto ficou mais cara no Estado de São Paulo, com um reajuste de 6,1106% autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp). O reajuste acompanhou a inflação registrada pelo IBGE por meio do IPCA.
Para minimizar o risco de desabastecimento, obras foram realizadas nos últimos anos, como a transposição Jaguari-Atibainha e a conclusão do Sistema São Lourenço, que permitem a transferência de água de outros reservatórios.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link