Atividade do Setor de Serviços dos EUA Acelera em Outubro
O setor de serviços dos Estados Unidos apresentou uma aceleração em outubro, impulsionada por um aumento significativo no volume de novos pedidos. De acordo com o Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM), o índice de gerentes de compras não manufatureiro subiu de 50,0 em setembro para 52,4 no mês passado, superando as expectativas dos economistas, que previam uma leitura de 50,8.
Essa aceleração é particularmente importante, considerando que o setor de serviços é responsável por mais de dois terços da atividade econômica dos EUA. O aumento nos pedidos sugere uma atividade econômica sólida no início do quarto trimestre, apesar da incerteza econômica decorrente das tarifas sobre as importações e da mais longa paralisação do governo na história, que causou um apagão de dados econômicos oficiais.
Além disso, o aumento dos pedidos fez com que os preços pagos pelas empresas de serviços pelos insumos também subissem, embora o ritmo de aumento tenha sido moderado. Isso se alinha aos dados recentes que sugerem um arrefecimento na inflação de serviços. A medida da pesquisa para os preços pagos pelas empresas subiu de 69,4 em setembro para 70,0 em outubro.
No entanto, o aumento dos pedidos não teve um impacto significativo no emprego, com o indicador subindo de 47,2 em setembro para 48,2, ainda em níveis fracos. Essa medida mostra contração há cinco meses consecutivos. Economistas atribuem a demanda reduzida por mão de obra à incerteza econômica, às tarifas e à adoção da inteligência artificial pelas empresas, além de uma redução acentuada de trabalhadores devido às batidas policiais contra imigrantes sem documentos.
Em resumo, a aceleração do setor de serviços nos EUA em outubro é um sinal positivo para a economia, mas a fraqueza no mercado de trabalho é um indicador de que ainda há desafios a serem superados. As empresas precisam lidar com a incerteza econômica e as mudanças tecnológicas, ao mesmo tempo em que buscam manter a competitividade e o crescimento.
- Aceleração do setor de serviços nos EUA em outubro.
- Aumento significativo no volume de novos pedidos.
- Preços pagos pelas empresas de serviços pelos insumos subiram moderadamente.
- Emprego ainda em níveis fracos, com contração há cinco meses consecutivos.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link