Astronauta entrega comando de Estação Espacial e voltará antes do previsto
A mudança de comando na Estação Espacial Internacional (ISS) ocorreu devido ao adoecimento de um dos tripulantes, o que resultou na ordem de evacuação de quatro astronautas, que retornarão à Terra antes do previsto.
O astronauta da NASA e líder da ISS, Mike Fincke, passou o comando da estação para o cosmonauta russo Sergey Kud-Sverchkov. A cerimônia de transição de liderança foi transmitida ao vivo da ISS e contou com discursos do antigo e do novo comandante.
O quarteto que agora se retira é formado por Fincke e Zena Cardman, da NASA, Kimiya Yui, da JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão), e Oleg Platonov, da Roscosmos. A missão Crew-11 da NASA e da SpaceX terá como objetivo agora desacoplar o módulo Harmony e aterrissar próxima à costa da Califórnia.
Imprevisto extraterrestre
Segundo comunicado da NASA, as equipes de apoio da NASA e da SpaceX resgatarão a Dragon e a tripulação do Oceano Pacífico e os levarão de volta à Califórnia, antes que os tripulantes retornem às suas agências de origem.
A ocorrência se trata de algo inédito, já que a agência americana nunca havia ordenado o retorno de uma equipe espacial da ISS devido a um problema médico.
Mike Fincke é um astronauta veterano em missões espaciais, tendo já integrado outras três missões.
Próximos passos do trabalho na ISS
“Apesar de todas as mudanças e dificuldades, vamos continuar fazendo nosso trabalho a bordo da ISS, realizando todas as tarefas científicas e de manutenção, aconteça o que acontecer”, diz Kud-Sverchkov durante seu pronunciamento como novo líder da Expedição 74.
A partir desse imprevisto, a tripulação da ISS se resumirá em três astronautas: Chris Williams, da NASA, e Kud-Sverchkov e Sergei Mikaev, que juntos formam a tripulação da Soyuz MS-28.
Novos astronautas só chegaram com a missão Crew-12 da SpaceX, com previsão de lançamento para a estação em fevereiro.
As seguintes são as principais informações sobre a mudança de comando na ISS:
- O astronauta Mike Fincke passou o comando da ISS para o cosmonauta Sergey Kud-Sverchkov.
- Quatro astronautas, incluindo Fincke, retornarão à Terra devido ao adoecimento de um dos tripulantes.
- A missão Crew-11 da NASA e da SpaceX terá como objetivo desacoplar o módulo Harmony e aterrissar próxima à costa da Califórnia.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link