As 3 Ações Favoritas em Energia e Saneamento do JPMorgan
O JPMorgan reiterou sua visão construtiva para o setor de utilities, que inclui concessões públicas como energia e saneamento, e revisou para cima as estimativas e os preços-alvo. No entanto, adotou uma postura mais seletiva devido à forte valorização das ações, com alta de 60% no acumulado de 2025, contra os 30% do Ibovespa no mesmo período.
Na geração de energia, há preferência pelas hidrelétricas, vistas como as maiores beneficiadas em um ambiente de preços mais altos. Já as renováveis seguem com riscos de queda nos lucros. Na distribuição, o retorno regulatório continua atrativo, mas as expectativas estão elevadas e as avaliações, mais apertadas, com prêmio de risco menor.
As Três Ações Favoritas
O JPMorgan escolheu três ações como favoritas no setor de energia e saneamento:
- Sabesp (SBSP3): com geração de caixa de longa duração e avanço consistente dos lucros;
- Copel (CPLE3): com dividendos de dois dígitos e menor risco;
- Eneva (ENEV3): que oferece opcionalidade de crescimento diante da necessidade de confiabilidade energética no Brasil.
Além disso, o banco também destaca Equatorial (EQTL3) e Axia (AXIA3) como nomes que podem se beneficiar de ventos favoráveis, como juros mais baixos e entrada de capital na Bolsa brasileira. Por outro lado, o banco recomenda evitar exposição à Cemig (CMIG4), Engie (EGIE3) e Taesa (TAEE11).
A Copel é vista como uma tese de menor risco, com dividendos de dois dígitos previstos para 2026-2028 e opcionalidade de crescimento. A Eneva é considerada a ação com maior risco de alta, devido ao potencial de crescimento. A Sabesp é vista como uma das teses mais atraentes, combinando crescimento consistente dos lucros, opcionalidade de expansão e valuation considerado atrativo.
Este conteúdo pode conter links de compra.