Arteris Renova Concessão da BR-101 entre RJ e ES por R$ 10 Bilhões
A Arteris venceu a concessão da Autopista Fluminense, na BR-101, com um investimento previsto de R$ 10,1 bilhões por 22 anos. O trecho, que liga Niterói (RJ) a Mimoso do Sul (ES), tem 322,1 quilômetros e passa por 13 municípios fluminenses, conectando polos industriais e complexos portuários importantes.
A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) afirmou que a concessão é um corredor fundamental para o trabalho, o turismo e o transporte de cargas, e que a cessão consolida o avanço de um modelo que fortalece a segurança regulatória e estimula um ambiente mais estável para investimentos privados no setor rodoviário.
O que Está Previsto no Novo Contrato
O novo contrato permite a adoção de um modelo mais atual de regulação de tarifas, incluindo obras não previstas na atual concessão, como:
- 49,5 quilômetros de duplicações
- 5,6 quilômetros de variante
- 52,5 quilômetros de faixas adicionais
- 81,6 quilômetros de multivias
- 14 quilômetros de vias marginais
- 12 obras de arte especiais (OAE) entre pontes e viadutos
- Reforço ou reforma de 39 estruturas
- Alargamento de seis trechos considerados críticos
Além disso, o contrato prevê a construção de 21 passarelas para pedestres, a demolição de cinco estruturas antigas, seis retornos, uma rotatória alongada e 16 novos acessos. O pacote também inclui obras para modais coletivos e bicicletas, com 40 pontos de ônibus e 59,2 quilômetros de ciclofaixas.
O diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, destacou que o modelo aplicado foi o terceiro processo competitivo simplificado do país, totalmente alinhado às recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU).
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link