bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 00:40
Temperatura: 6.8°C
Probabilidade de chuva: 0%

Argentinos votam em teste de alto risco para Milei

Os argentinos foram às urnas neste domingo para participar de eleições legislativas que representam um teste crucial para o apoio às reformas de livre mercado e às medidas de austeridade do presidente Javier Milei. Essas eleições têm como objetivo determinar se Milei terá o apoio necessário para continuar sua reforma econômica.

O partido do presidente, La Libertad Avanza, busca aumentar significativamente sua representação no Congresso para aumentar a confiança dos investidores na visão de Milei. Além disso, o apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que recentemente concedeu à Argentina um resgate financeiro robusto, é fundamental para o sucesso do governo de Milei.

Desafios e Expectativas

Metade da Câmara dos Deputados da Argentina e um terço do Senado estão em disputa na votação de meio de mandato. O movimento de oposição peronista detém a maior minoria em ambas as casas, enquanto o partido de Milei tem apenas 37 deputados e seis senadores. Espera-se que os resultados das eleições sejam divulgados a partir das 21h (horário de Brasília).

Milei votou na manhã deste domingo e acenou para o público, mas não deu nenhuma declaração. Em centros de votação espalhados pela cidade, alguns moradores disseram que queriam continuar apoiando a reforma do presidente. “Milei está arriscando tudo por uma mudança profunda e precisa de apoio porque não é uma tarefa fácil depois de anos de populismo”, disse Cecilia Juarez, uma estudante universitária de 22 anos.

Análise e Consequências

A Casa Branca e os investidores estrangeiros ficaram impressionados com a capacidade do governo argentino de reduzir significativamente a inflação mensal e obter um superávit fiscal. No entanto, a popularidade de Milei caiu nos últimos meses devido à frustração do público com seus cortes nos gastos públicos e a um escândalo de corrupção ligado à sua irmã.

Os especialistas políticos dizem que mais de 35% dos votos seria um resultado positivo para o governo de Milei e poderia permitir que ele, por meio de alianças com outros partidos, bloqueasse os esforços dos parlamentares da oposição para derrubar seus vetos contra leis que, segundo Milei, ameaçam o equilíbrio fiscal da Argentina.

Após os resultados, muitos analistas preveem uma desvalorização do peso, que, segundo eles, foi supervalorizado para conter a inflação. Se o partido de Milei tiver um desempenho inferior, isso poderá resultar em um ajuste mais acentuado da política cambial.

  • Metade da Câmara dos Deputados da Argentina está em disputa.
  • Um terço do Senado está em disputa.
  • O partido de Milei busca aumentar sua representação no Congresso.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link