Julgamento de Bolsonaro
- Ministros da 1ª Turma do STF continuam a apresentar nesta quarta seus votos no julgamento da denúncia apresentada pela PGR contra Jair Bolsonaro e outros sete acusados, por envolvimento na tentativa de golpe de Estado em 2022.
- A sessão começou com voto de Luiz Fux. O ministro abriu divergência tanto ao sustentar que o Supremo não teria competência para conduzir o processo quanto ao votar pela absolvição de Bolsonaro e aliados no crime de organização criminosa.
- Cármen Lúcia e Cristiano Zanin ainda votam.
- O relator, Alexandre de Moraes, votou pela condenação de Bolsonaro e outros sete réus por todos os crimes imputados.
- O ministro Flávio Dino acompanhou o relator quanto a responsabilização dos acusados, mas pontou que Ramagem, Heleno e Paulo Sérgio devem ter penas reduzidas.
- A PGR pede a condenação dos réus pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; tentativa de golpe de Estado; organização criminosa armada; dano qualificado; deterioração de patrimônio tombado.
- Os ministros votam, no primeiro momento, sobre os pedidos preliminares das defesas e depois devem avançar sobre o mérito. Eventual absolvição ou condenação se dará por maioria simples de votos.
Acompanhe os destaques do julgamento:
infomoney.com.br/">InfoMoney.