Columbus, Ohio
Hora local: 21:35
Temperatura: 16.6°C
Probabilidade de chuva: 1%

Anthropic vai proibir venda de serviços de IA para empresas controladas por chineses

A empresa americana Anthropic, desenvolvedora da inteligência artificial Claude, deixará de vender seus serviços para grupos majoritariamente controlados por entidades chinesas. As informações são do jornal Financial Times.

A decisão, que já está em vigor, também abrange adversários dos EUA, como Rússia, Irã e Coreia do Norte, e tem como objetivo impedir que a tecnologia seja usada para beneficiar forças militares e de inteligência estrangeiras.

Segundo um executivo da Anthropic ouvido pelo jornal, a medida busca fechar uma brecha que permitia que empresas chinesas acessassem tecnologias avançadas de IA.

A política reflete preocupações crescentes nos EUA sobre o uso da inteligência artificial pela China para fins militares, incluindo o desenvolvimento de armas hipersônicas e modelagem nuclear.

A decisão da Anthropic também ocorre em meio a um cenário de tensões comerciais e tecnológicas entre EUA e China, com o governo Trump impondo controles rigorosos à exportação de tecnologias sensíveis.

A empresa reconhece que pode perder receita para concorrentes, mas considera a medida necessária para destacar a gravidade do problema.

Além das vendas diretas, a política também afeta grupos que acessam os serviços da Anthropic por meio de plataformas de nuvem. A empresa estima que o impacto financeiro será limitado, na casa de alguns milhões de dólares.

Fundada em 2021 por ex-funcionários da OpenAI, a Anthropic tem focado na segurança da IA e recentemente levantou US$ 13 bilhões em financiamento, avaliando a companhia em US$ 170 bilhões.

infomoney.com.br/">InfoMoney.