Retirada de Tarifa: Um Impulso para o Real
A decisão dos Estados Unidos de retirar a tarifa adicional de 40% sobre mais de 200 produtos brasileiros é considerada uma “excelente notícia” pelo economista André Perfeito. Essa medida pode impulsionar o real na sessão de sexta-feira, 21, e até mesmo fazer com que a cotação do dólar rompa o piso de R$ 5,30.
De acordo com André Perfeito, a normalização das exportações de produtos como o café, que havia perdido 50% das exportações para os EUA, pode levar a um “boom” nas exportações. Isso reforça a perspectiva de um setor externo mais robusto para o Brasil.
Impacto no Mercado
O estrategista-chefe da RB Investimentos, Gustavo Cruz, também comemora a decisão, afirmando que o anúncio foi “melhor do que muita gente imaginava”. Ele destaca que a queda nas exportações de agronegócio nos últimos meses levou a demissões e uma redução no crescimento econômico do Brasil.
Cruz ressalta a importância de manter uma boa relação comercial com os EUA, que é o segundo maior parceiro comercial do Brasil. A capacidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente Donald Trump de se entenderem, apesar de terem direções políticas diferentes, é vista como positiva.
Em termos de impacto no mercado, Cruz avalia que a perspectiva é melhor principalmente para os ativos de frigoríficos. A retirada da tarifa pode levar a um aumento nas exportações de produtos como carne, o que beneficiaria as empresas do setor.
- A retirada da tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros é considerada uma “excelente notícia” pelo economista André Perfeito.
- A medida pode impulsionar o real e fazer com que a cotação do dólar rompa o piso de R$ 5,30.
- A normalização das exportações de produtos como o café pode levar a um “boom” nas exportações.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link