bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 18:05
Temperatura: 7.4°C
Probabilidade de chuva: 100%

Análise: Xi Jinping deixa Donald Trump cantar vitória, mas sai mais forte de reunião

Análise: Xi Jinping deixa Donald Trump cantar vitória, mas sai mais forte de reunião

A reunião entre Xi Jinping e Donald Trump resultou em concessões importantes para a China, com a redução de tarifas, a suspensão de taxas portuárias para navios chineses e o adiamento de controles de exportação dos EUA.

Xi Jinping transmitia confiança ao sair da reunião, tendo obtido vantagens significativas para a China. A China havia escalado a disputa comercial com a ameaça de restrições sobre a venda de terras raras, minerais críticos necessários para a tecnologia moderna.

A mensagem de Xi parecia ser que a China provou sua capacidade de revidar e que os EUA deveriam lembrar disso. A China foi o único país que igualou os EUA golpe por golpe na guerra comercial.

  • A China concordou em comprar mais soja americana.
  • A China suspenderia por um ano as restrições sobre terras raras anunciadas em outubro.
  • Os EUA reduziriam pela metade as tarifas de 20% sobre produtos chineses.

Trump bateu o punho no ar ao embarcar no Air Force One, e depois disse no avião que Xi concordou em tomar mais medidas para impedir o fluxo de produtos químicos usados para fabricar fentanil de chegar aos EUA.

Os acordos firmados podem significar pelo menos uma calma temporária na conturbada relação EUA-China. Trump disse que os dois líderes também discutiram “trabalhar juntos” para acabar com a guerra na Ucrânia.

Xi também apelou para a preferência de Trump por uma relação pessoal, alinhando-se à agenda doméstica de Trump, dizendo que acreditava que o desenvolvimento da China “anda de mãos dadas” com a visão do presidente de “tornar a América grande novamente”.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link