bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 00:51
Temperatura: 18.9°C
Probabilidade de chuva: 1%

Alunos da educação infantil da prefeitura participam de jogos indígenas e vivenciam tradições na zona Oeste de Manaus

Alunos da Educação Infantil da Prefeitura Participam de Jogos Indígenas e Vivenciam Tradições

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu a 14ª edição dos Jogos de Origem Indígena (Join), realizado pela Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste. O evento teve como objetivo valorizar a cultura indígena na educação infantil e foi realizado na quadra da escola municipal Carlos Gomes, no bairro Compensa, zona Oeste da cidade.

O chefe da DDZ Oeste, Ronaldo Barreto, destacou que a iniciativa integra o conjunto de ações voltado ao incentivo da atividade física aliada à valorização cultural, contribuindo para o sentimento de pertencimento dos estudantes. As crianças participaram de práticas inspiradas em jogos indígenas, como corrida da tora, cabo de guerra, lançamento ao alvo adaptado com bambolê e atividades de grafismo.

Objetivos do Evento

  • Valorizar a cultura indígena na educação infantil
  • Promover o respeito à diversidade e fortalecer as identidades culturais na primeira infância
  • Proporcionar novas experiências às crianças

A coordenadora da Educação Infantil da DDZ, Maria Angélica Tomas Alves, explicou que as ações foram pensadas para manter viva a cultura indígena no ambiente escolar. A professora Graciney Lemos, do Cmei Maria do Céu Vaz, enfatizou a valorização das práticas culturais e destacou a importância do respeito à diversidade.

Para as famílias, a ação tem um significado ainda mais profundo. A mãe de uma das alunas, Cristimara Soares, destacou a importância do resgate cultural proporcionado pelo evento, especialmente para crianças de origem indígena. O evento foi um sucesso e proporcionou uma experiência única para as crianças e suas famílias.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link