Inauguração da Zona de Processamento de Exportação no Mato Grosso
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, inaugurou a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, no Mato Grosso, na última sexta-feira (24). Essa iniciativa visa impulsionar a economia local e nacional, aproveitando a posição estratégica do município, que se encontra próximo à fronteira.
De acordo com Alckmin, a ZPE oferece vantagens econômicas para os setores que exportam, uma vez que eles podem desfrutar de facilidades e ganhos no processo de exportação. A ZPE de Cáceres, que conta com uma área de 240 hectares, recebeu investimentos de R$ 51,3 milhões em obras de infraestrutura e área administrativa.
As ZPEs são áreas de livre comércio destinadas à produção de bens para exportação e à prestação de serviços vinculados à atividade exportadora. A ZPE de Cáceres é a quarta a ser ativada no país, somando-se às de Uberaba (MG), Pecém (CE) e Parnaíba (PI). As empresas que operam nesses espaços podem suspender o recolhimento de alguns impostos e tributos na aquisição de insumos e matérias primas, com a conversão em isenção ou alíquota zero caso o produto final seja exportado.
- A ZPE de Cáceres já conta com uma empresa operando, a TRC Agroflorestal, que produz placas de madeira e teca.
- A localização estratégica da ZPE, próxima à rota do Quadrante Rondon, uma das rotas de Integração Sul-Americana, visa otimizar a logística e fortalecer o comércio com os países vizinhos e a Ásia.
- O presidente Alckmin também destacou a importância de integrar modais, como rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos, para melhorar a eficiência econômica e reduzir custos.
Alckmin ainda afirmou que vai conversar com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para destravar a Hidrovia Paraguai-Paraná, que conecta cinco países sul-americanos. O trecho que precisa ser desassoreado e melhorar o calado é entre Cáceres e Corumbá (MS), e é essencial para a integração e o comércio da região.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link