Ajuda Humanitária em Gaza: Um Passo em Direção à Recuperação
A chegada de ajuda humanitária a Gaza marca um importante passo em direção à recuperação do enclave devastado por anos de conflito. Caminhões carregados com alimentos, remédios e combustível começaram a entrar em Gaza após o início da primeira fase do acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas.
A trégua, que entrou em vigor em sexta-feira, permitiu que uma operação humanitária em larga escala fosse iniciada no território. Dezenas de veículos cruzaram a passagem de Rafah, no lado egípcio, levando suprimentos médicos, tendas, cobertores e alimentos. Outros comboios passaram pelo ponto de Kerem Shalom, controlado por Israel, após inspeção rigorosa.
Suprimentos e Planejamento
As Nações Unidas informaram que cerca de 170 mil toneladas de mantimentos e medicamentos estão prontas para serem enviadas, o que é suficiente para alimentar os mais de 2 milhões de habitantes de Gaza por até três meses. O Egito anunciou o envio de 400 caminhões, enquanto grupos humanitários planejam aumentar o fluxo para cerca de 600 por dia.
Além disso, a chegada da ajuda ocorre em meio a cenas de desespero, com milhares de palestinos tentando voltar ao norte do território, especialmente à Cidade de Gaza, em busca de suas casas, muitas das quais foram reduzidas a escombros. Relatos indicam que multidões se formaram nos pontos de distribuição em Rafah e no centro de Gaza.
Desafios e Perspectivas
A ONU e organizações parceiras conseguiram entregar apenas 20% da ajuda necessária nos últimos meses, devido aos combates, ao fechamento de fronteiras e às restrições sobre o que pode entrar. O Unicef afirmou que, embora a entrada de caminhões represente um avanço, o volume ainda é insuficiente e que “Israel precisa abrir múltiplas passagens, não apenas uma”.
Enquanto a ajuda avança, os preparativos continuam para a libertação de reféns israelenses mantidos pelo Hamas e de prisioneiros palestinos detidos em Israel, prevista para começar na manhã de segunda-feira. A situação em Gaza ainda é crítica, mas a chegada da ajuda humanitária é um passo importante em direção à recuperação e à esperança para o povo palestino.
- Ajuda humanitária começa a chegar a Gaza após acordo de cessar-fogo.
- 170 mil toneladas de mantimentos e medicamentos estão prontas para serem enviadas.
- Milhares de palestinos tentam voltar ao norte do território em busca de suas casas.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link