O Agronegócio e as Oportunidades de Investimento
O setor agrícola brasileiro continua a oferecer boas oportunidades de investimento, especialmente para quem busca gestores especializados. De acordo com Rafael Brito, head de distribuição da Riza Asset, o agronegócio deve representar quase 30% do PIB em 2025, mas ainda tem baixa participação nas carteiras de investidores.
Uma das estratégias para aproveitar o bom momento do segmento é através de operações de sale & leaseback, que oferecem maior proteção ao investidor e vêm atraindo tanto o público de varejo quanto o institucional. Além disso, os FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios) ganharam relevância nos últimos anos e permitem atender diferentes perfis de investidores.
O Cenário Atual e as Oportunidades
O cenário atual é desafiador, mas também oferece muitas oportunidades. O investidor pode se beneficiar do juro altíssimo em estratégias líquidas, como o Riza Lotus, e também em operações estruturadas, como sale & leaseback de imóveis e FIDCs. No entanto, é importante ter cautela e priorizar crédito seletivo e estruturas de investimento mais sólidas.
A Riza Asset, fundada em 2020, soma quase R$ 18 bilhões sob gestão e atua em nove núcleos, incluindo agronegócio, securitização, renda fixa líquida, direct lending, allocation, renda variável, real estate, música, esporte e entretenimento, e infraestrutura. A empresa foi reconhecida na Premiação Outliers InfoMoney, ficando em segundo lugar na categoria de melhor Fiagro com o fundo RZAG11.
As Oportunidades nas Outras Verticais
Além do agronegócio, a Riza Asset identifica oportunidades em outras verticais, como estratégias líquidas para aproveitar os juros altos e operações estruturadas, como sale & leaseback em imóveis rurais e comerciais. Os FIDCs também são uma opção atraente, com uma variedade de produtos para atender diferentes perfis de investidores.
No entanto, é importante estar atento aos desafios, como a relação Brasil com o exterior, as eleições e o juro alto por muito tempo, que pode gerar desafios para empresas alavancadas. Por isso, a Riza Asset adota uma postura conservadora e prioriza crédito seletivo e estruturas de investimento mais sólidas.
- O agronegócio oferece boas oportunidades de investimento, especialmente para quem busca gestores especializados.
- As operações de sale & leaseback são uma estratégia atraente para investidores.
- Os FIDCs ganharam relevância nos últimos anos e permitem atender diferentes perfis de investidores.
- A Riza Asset atua em nove núcleos e soma quase R$ 18 bilhões sob gestão.
- A empresa foi reconhecida na Premiação Outliers InfoMoney, ficando em segundo lugar na categoria de melhor Fiagro.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link