Afinal, o que é melhor: banho quente ou frio? Veja o que diz a ciência
De um lado, o pessoal que ama um relaxante banho quente. Do outro, aqueles que gostam de um refrescante banho frio, especialmente nessa época. Qual será o melhor para a saúde, afinal? De acordo com especialistas, eles têm diferentes impactos no organismo, e há uma temperatura ainda melhor para a água.
Segundo uma análise apresentada na Conferência Internacional Conjunta de 2018 sobre Análise de Sistemas de Distribuição de Água e Computação e Controle para a Indústria da Água, a maioria das pessoas realmente prefere a água do chuveiro bem quentinha: entre 40 e 41 °C, em média.
Benefícios do banho quente
O benefício nesse caso é óbvio: banho quente é mais agradável, porque é relaxante. Estudos mostraram que eles ajudam a dormir melhor, e a água quente pode aliviar a tensão corporal, a fadiga muscular e até mesmo condições crônicas como a osteoartrite.
Tomar banhos quentes também pode melhorar a circulação. Quando expostos ao calor, os vasos sanguíneos do corpo se dilatam, e a imersão em água morna demonstrou melhorar a rigidez arterial — um fator importante no desenvolvimento de doenças cardiovasculares — e o fluxo sanguíneo em pessoas com insuficiência cardíaca crônica.
Desvantagens do banho quente
Mas tudo tem um outro lado. A água quente remove os óleos naturais da pele, causando ressecamento, coceira e, eventualmente, eczema, então não é uma opção muito apreciada pelos dermatologistas. O mesmo acontece com os óleos naturais do cabelo, que são perdidos, deixando-o mais seco.
Benefícios do banho frio
Dizem que os banhos frios são bons para acalmar impulsos indesejáveis – médicos nos séculos XVIII e XIX os prescreviam como panaceia para tudo o que consideravam “insanidade”.
Embora não existam dados que apontem benefícios para a saúde mental, diversos estudos que indicam um efeito de fortalecimento do sistema imunológico proporcionado pelos banhos frios, embora o mecanismo por trás disso ainda não seja completamente compreendido – pode ter algo a ver com o sistema nervoso simpático, que é ativado pela água fria e desencadeia nosso reflexo de luta ou fuga.
Desvantagens do banho frio
Mas, novamente, existem perigos em banhos extremamente frios. A imersão em água gelada pode causar choque térmico, o que pode causar uma série de reações – desde hiperventilação até ataques cardíacos.
O que é melhor?
Se ambos os extremos da escala de temperatura têm benefícios, qual é a escolha ideal? Os especialistas em saúde parecem estar bastante unânimes sobre essa questão – e a resposta é um decepcionante “algo no meio”.
A melhor solução é tomar um banho morno e, em seguida, enxaguar com água fria nos últimos segundos para ainda aproveitar os benefícios da água fria.
Assim, é sempre recomendável tomar um banho morno, em vez de um banho frio, especialmente em momentos de calor intenso.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link