Acordo entre Mercosul e UE: Última Chance no Sábado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia tem uma última chance de ser consolidado no próximo sábado, durante a Cúpula de Líderes do Mercosul em Foz do Iguaçu (PR). Segundo Lula, se o acordo não for feito agora, o Brasil não fará mais enquanto ele for presidente.
As negociações entre o Mercosul e a União Europeia foram concluídas em dezembro do ano passado, após cerca de 25 anos de conversações. No entanto, os parlamentos dos países dos dois blocos precisam aprovar o texto, o que pode enfrentar resistências de países como a França, que questionam termos do acordo, especialmente nos termos que tratam de produção agrícola.
Tensões Externas e Internas
Além do acordo com a UE, Lula também manifestou preocupação com a elevação das tensões entre os Estados Unidos e a Venezuela. Ele reafirmou a necessidade de uma “política de paz” no continente e destacou a importância do diálogo para resolver conflitos.
No âmbito interno, o presidente defendeu um salto de qualidade nas políticas públicas e destacou a importância de ser honesto com o povo. Ele também mencionou a necessidade de definir o discurso da equipe para o processo eleitoral do ano que vem.
- O acordo entre o Mercosul e a União Europeia pode ser assinado no sábado.
- As negociações entre os dois blocos foram concluídas em dezembro do ano passado.
- O presidente Lula defendeu um salto de qualidade nas políticas públicas.
Com a última chance de consolidar o acordo, o presidente Lula espera que os países dos dois blocos possam chegar a um consenso e aprovar o texto. A aprovação do acordo pode ser um passo importante para o fortalecimento das relações econômicas entre o Mercosul e a União Europeia.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link