bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 16:11
Temperatura: 11.4°C
Probabilidade de chuva: 0%

Ações de educação caem após MEC apontar mais de 100 cursos de medicina com nota baixa

Ações de Educação Sofrem Impacto Negativo

As ações de educação tiveram uma sessão negativa na bolsa paulista após o Ministério da Educação (MEC) apontar mais de 100 cursos de medicina com nota baixa no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Esses cursos, que receberam notas 1 e 2, consideradas insuficientes pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), serão penalizados com restrições ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e suspensão de vagas.

De acordo com a nota publicada no site do Ministério da Saúde, as ações de supervisão terão como foco 99 cursos de Medicina classificados nas faixas 1 e 2 do Conceito Enade 2025. Esses cursos pertencem a 93 instituições de educação superior e apresentaram menos de 60% de seus estudantes com desempenho considerado adequado no exame.

Penalidades para os Cursos com Nota Baixa

As penalidades para os cursos com nota baixa incluem:

  • Impedimento de aumento de vagas
  • Suspensão de novos contratos do Fies
  • Suspensão da participação do curso no Programa Universidade para Todos (Prouni)
  • Suspensão da participação do curso em outros programas federais de acesso

Analistas do UBS BB consideraram a notícia negativa para o setor, citando que a lista inclui empresas como Afya, Yduqs, Anima e Cogna. Na B3, as ações dessas empresas fecharam em baixa, com Cogna ON caindo 1,91% e Yduqs ON caindo 1,9%. Fora do Ibovespa, Anima ON perdeu 6,48% e Ser recuou 6,77%.

Essas penalidades podem ter um impacto significativo nas instituições de educação superior e nos estudantes que buscam financiamento para seus estudos. Além disso, a notícia pode afetar a confiança dos investidores no setor de educação.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link