Apple Anuncia Nova Conselheira Geral e Reestruturação Executiva
A Apple anunciou recentemente a contratação de Jennifer Newstead, ex-diretora jurídica da Meta, como sua nova conselheira geral. Essa mudança faz parte de uma série de reestruturações executivas na empresa. Newstead assume o cargo em 1º de março, após a transferência de responsabilidades da atual conselheira geral, Kate Adams.
Além disso, a executiva de assuntos governamentais, Lisa Jackson, se aposentará no final de janeiro. Ela era responsável por supervisionar as iniciativas ambientais, políticas e sociais da empresa. Com sua saída, as responsabilidades de assuntos governamentais serão transferidas para Newstead, que também se tornará vice-presidente sênior.
Mudanças na Equipe Executiva
A recente reestruturação ocorre após a saída do diretor de operações, Jeff Williams, e do executivo de design, Alan Dye, que deixou a empresa para se juntar à Meta. A contratação de Newstead é um caso raro em que a Apple recruta alguém da Meta, e não o contrário.
Newstead vem de uma grande vitória legal na Meta, onde a empresa derrotou as alegações da Comissão Federal de Comércio (FTC) de violação das leis antitruste. Ela destacou esse caso como um dos marcos em seus sete anos na empresa.
- A Apple enfrenta desafios antitruste, com o Departamento de Justiça dos EUA e 16 procuradores-gerais entrando com uma ação em março de 2024.
- A empresa também está trabalhando para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, com uma redução de mais de 60% na última década.
- A saída de Jackson e a contratação de Newstead representam uma oportunidade para a Apple continuar moldando questões legais e políticas ao redor do mundo.
Com essas mudanças, a Apple busca se adaptar às mudanças no cenário legal e regulatório, enquanto continua a inovar e crescer como empresa. A contratação de Newstead é um passo importante nesse processo, trazendo experiência e conhecimento para a equipe executiva.
Este conteúdo pode conter links de compra.
A Apple contratou Jennifer Newstead, diretora jurídica da Meta, como sua nova conselheira geral, parte de uma série de mudanças executivas na fabricante do iPhone.
Newstead assumirá o cargo em 1º de março, após a transferência de suas responsabilidades da atual conselheira geral Kate Adams, informou a Apple em comunicado na quinta-feira. Em outra movimentação, a executiva de assuntos governamentais Lisa Jackson se aposentará no final de janeiro. Ela supervisionava as iniciativas ambientais, políticas e sociais da empresa.
A recente reestruturação ocorre após a saída, no mês passado, do diretor de operações Jeff Williams, que há muito tempo era o número 2 do CEO Tim Cook. O executivo de design da Apple, Alan Dye, também está de saída para a Meta, onde ajudará no desenvolvimento dos dispositivos de hardware da empresa.
A contratação de Newstead é um caso raro em que a Apple recruta alguém da Meta, e não o contrário. Ex-consultora do Departamento de Estado dos EUA, ela ingressou na Meta — então Facebook — em 2019.
A executiva vem de uma grande vitória legal na Meta, que derrotou as alegações da Comissão Federal de Comércio (FTC) de violação das leis antitruste. O caso envolvia as aquisições do aplicativo de compartilhamento de fotos Instagram e do serviço de mensagens WhatsApp.
Em um memorando aos funcionários da Meta anunciando sua saída, Newstead destacou o caso da FTC como um dos marcos em seus sete anos na empresa. “Acreditei em nossa missão e quis ajudar a empresa a navegar por um conjunto importante de mudanças no cenário legal e regulatório”, escreveu.
O cargo na Apple representou uma oportunidade única para “continuar moldando questões legais e políticas ao redor do mundo”, acrescentou Newstead.
A Apple enfrenta seus próprios desafios antitruste. O Departamento de Justiça dos EUA e 16 procuradores-gerais entraram com uma ação em março de 2024 alegando que as políticas da empresa dificultam a concorrência e tornam difícil para os consumidores trocarem de telefone. Ainda não há data marcada para o julgamento desse caso.
Com a saída de Jackson, as responsabilidades de assuntos governamentais serão transferidas para Newstead, que se tornará vice-presidente sênior. As equipes de iniciativas ambientais e sociais, por sua vez, passarão a responder ao diretor de operações Sabih Khan.
Jackson, ex-administradora da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, foi contratada em 2013.
No comunicado de quinta-feira, Cook elogiou Jackson por ajudar a Apple a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em mais de 60% na última década.
© 2025 Bloomberg L.P.
infomoney.com.br/">InfoMoney.